NEx

Atividades de extensão

PROJETOS 2021

Atividade Extensionista: Projetos

Coordenadores: Rafael Da Costa Serafim, Julia Cambraia De Souza Brissac, Maria Isabella Ferreira Neves, Laura Luiza Pereira Silveira, Pietro Teixeira Piazza, Julia Herondina Madeira Siqueira Viana.

Orientador: Gustavo Martins de Andrade

Período de realização: 08/10/2019 a 20/12/2021

Objetivo: Capacitar e treinar funcionários da Santa Casa de Misericórdia de Itajubá em SAV (Suporte Avançado de Vida) para que estejam aptos a identificar as PCRs (Paradas Cardiorrespiratórias) e realizar o SBV corretamente. Em um segundo momento a atividade objetiva capacitar e treinar os membros da Liga de Urgência e Emergência da FMIT em SBV (Suporte Básico de Vida), e SAV (Suporte Avançado de Vida), para que todos os membros da liga estão aptos a realiza-los nos plantões da Santa Casa de Misericórdia.

Descrição da atividade: Será realizada a capacitação e posteriormente, uma pesquisa de campo para compreender o perfil dos funcionários da Santa Casa de Misericórdia de Itajubá a respeito de seus conhecimentos. Após compilação dos dados e análise estatística será elaborado o treinamento para estes.

Atividade Extensionista: Prestação de serviços

Coordenadores: Júlia Rocha Morão, Giulia Dakhil Moyzes Zanin, Igor Oliveira Ribeiro, Thiago Salomon Domingues, Tamara Aparecida Souza Gomes. Laura Silveira Lacerda de Mesquita Aquino.

Orientadora:  Suélen Ribeiro Miranda Pontes Duarte

Período de realização: Junho de 2020 a Julho de 2021

Objetivo: Divulgar material para a comunidade, em formato de folheto e cartazes. A fim de propor estratégias para lidar com o estresse, ansiedade e angústia nesse momento de isolamento físico, podendo ser aplicável em todos os âmbitos da sociedade.

Descrição:
Foi desenvolvido, em atividade extra-classe na disciplina de Medicina Comunitária-OASS da Faculdade de Medicina de Itajubá, um vídeo para trabalhar formas de cuidar da saúde mental durante a pandemia de COVID-19. Os folhetos serão distribuídos em farmácias, supermercados, hospitais, clínicas e locais de serviço essenciais - no município de Itajubá-MG - com o objetivo de alcançar o máximo de pessoas possível, com a possibilidade de ser compartilhado em redes sociais e aplicativos de mensagens.

Atividade Extensionista: Projetos

Orientadora: Profa. Eliane Aparecida de Andrade

Período de Realização: Junho de 2020 a Julho de 2021

Objetivo: Construir mapas conceituais sobre os temas abordados nos períodos da graduação cursados pelos integrantes do projeto. A justificativa da proposição é a contribuição que ela trará para o processo de aprendizagem, com foco no essencial de cada assunto, mediante o uso de mapas conceituais.

Descrição:
O projeto será realizado mediante aplicativos que possibilitam a construção de mapas conceituais, como o CMapTools. Os alunos integrantes dividirão os conteúdos, elaborarão os mapas, compartilharão com os demais membros e, por fim, os mapas passarão por uma aprovação de um professor, para que possíveis ajustes sejam realizados.

Atividade extensionista:  projetos

Coordenadores: Yasmin Ferreira Siqueira, Beatriz Cecília Fonseca, Karen Evelyn Rezende de Souza, Romualda Maria Esteves Vilela, Ana Flávia Dionísio Silveira e Isabela Maria Ribeiro Renó.

Orientadora: Profa. Dra. Maria das Graças Mota Cruz de Assis Figueiredo

Período de realização:  Março à Julho de 2021

Objetivo da atividade: O Projeto Conversa Paliativa tem como objetivo promover rodas de conversa de cunho educativo acerca de diversos temas envolvendo o contexto dos Cuidados Paliativos a fim de explorar, conscientizar e mostrar sua importância a toda comunidade. Por meio disso, deseja-se estimular o interesse dos indivíduos acerca desse tipo de cuidado, demonstrar a repercussão e a contribuição desse método de assistência humanizada e capacitar os indivíduos em relação a seus conhecimentos sobre o assunto e acerca de sua sensibilização

Descrição da atividade:

A metodologia será realizada através de Rodas de Conversa, um recurso de ressonância coletiva que emprega o diálogo como um momento singular de escuta, partilha e atenção. A partir desse artifício é possível estimular a troca de informações entre os interlocutores por meio de um aprendizado mútuo entre quem fala e quem escuta, a problematização e o senso crítico a respeito do que se é discutido, além de incentivar a reflexão e compreensão sobre saúde. O Projeto Conversa Paliativa possui como público-alvo toda a comunidade, visto que tem o intuito de conscientizar e aprimorar o conhecimento de toda a população sobre Cuidados Paliativos. Ele será realizado no decorrer do segundo semestre letivo do ano de 2020, ocorrendo com frequência de uma reunião por mês, durante os meses de agosto a dezembro, após aprovação do Núcleo de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Medicina de Itajubá. O projeto poderá ser realizado por meio métodos de comunicação remota ou atividades presenciais na Faculdade de Medicina de Itajubá, localizada na cidade de Itajubá, no Estado de Minas Gerais.

Atividade extensionista:  programas

Coordenadores: Brendha Carvalho Pontes Duarte / Luiza Gamba Gomes

Orientadora: Prof.ª Me. Suelén Ribeiro Miranda Pontes Duarte

Período de realização:  2021

Objetivo da atividade: conhecer a percepção de profissionais da Estratégia da Família sobre promoção de saúde em campo e dessa forma o programa receberá um teor complementar à Estratégia de Saúde da Família de bairros carentes de Itajubá, capacitando a sociedade, por meio de debate ativo, a atuar na manutenção da saúde.

Descrição da atividade:

O programa possui os seguintes projetos iniciais: Projeto Conversa de Portão, Projeto Ao Vivo e a Cores, Projeto Corciente Ativo, todos se baseiam em campanhas de saúde realizados em cada mês. Fevereiro roxo: Mal de Alzheimer, Março azul marinho: Câncer de Intestino, Abril azul: Autismo, Maio amarelo: Prevenção de acidentes de trânsito, Junho vermelho e laranja: Doação de sangue e Combate a Leucemia, Julho amarelo: Herpes virais, Agosto dourado: Aleitamento materno, Setembro amarelo: Prevenção ao suicídio, Outubro rosa: câncer de mama e de colo de útero, Novembro azul: Câncer de Próstata, Dezembro vermelho: combate ao HIV.

Atividade Extensionista: Projetos

Coordenadores: Camila Arantes de Souza, Eduarda Ribeiro da Silva Dantas, Eduarda Stefani Manfredini Carneiro, Eloise Capucho Forster, Isabella Baptista Almeida, Julia Rocha Morão, Larissa Drescher Lara, Lara Mesquita.

Orientadora: Profª Dra. Maria Vilela Pinto Nakasu

Período De Realização: Setembro de 2020 a Setembro de 2021

Objetivo: O objetivo principal do projeto é o de gerar e transmitir informações, criar espaços de reflexão e ampliação de repertório acerca das questões de acessibilidade, inclusão e respeito às diferenças de portadores de deficiências e transtornos globais do desenvolvimento. Pretende-se com isso ampliar a perspectiva da integralidade da assistência e o senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania.

Descrição:
O trabalho será realizado após a aprovação do Núcleo de Extensão, sendo executado em parte através da rede social Instagram, com a página @naifmit e, após a necessidade de isolamento social quando do retorno às aulas, via Workshop presenciais. Trata-se de um projeto com intuito de veicular informações para os acadêmicos de medicina da Faculdade de Medicina de Itajubá, buscando abranger o acesso à estas também para a comunidade externa, por meio de postagens de fotos, vídeos e textos educativos, webinars e workshops.

Atividade extensionista:  projetos

Coordenadores: Ana Flávia Alves Rulli, Gabriela de Souza Fernandes Diogo, Gabriela Modesto Campos, Gustavo Brandão Guida Júnior e Luan Gabriel Silva Nascimento

Orientadora: Prof.ª Me. Suelén Ribeiro Miranda Pontes Duarte

Período de realização:  2021

Objetivo da atividade: promover o conhecimento acerca de saúde e bem-estar dos idosos em instituições de longa permanência, além de estimular a relação dos estudantes com a comunidade local. Bem como pretende-se promover a saúde e o bem-estar dos idosos participantes.

Descrição da atividade:

Serão realizadas visitas na Vila Vicentina Nossa Senhora de Aparecida, localizada no bairro São Vicente. Nessas visitas serão instigados o estado de saúde do idoso, bem como fatores de melhora e piora. Será promovido um breve exame físico composto por aferição de pressão arterial, inspeção do paciente, ausculta cardíaca e pulmonar, além disso, serão realizadas atividades recreativas junto aos idosos. 

Atividade extensionista: projetos.

Coordenadores: Alana Silva Monteiro, Ana Luísa Toledo Chiaradia, Andressa Belfort Manzano, Ariane Estefany Maria, Julia Lara Siqueira Ribeiro, Maria Beatriz Silva Duarte.

Orientador: Prof. Msc. Amyres Carvalho Ribeiro

Período de realização: 1° semestre de 2020 ao 2° semestre de 2021

Objetivo: Proporcionar um momento de interação social para os idosos independente do sexo e que apresentarem um escore entre 5 e 7 na escala de sintomas depressivos.

Descrição da atividade:
O projeto será realizado em três etapas de características distintas e dua etapas de transição para avaliar a possível redução dos sintomas depressivos tais como: Perda do prazer, falta de energia, baixo interesse, baixo humor persistente. Justificativa: Exercícios de relaxamento e musicoterapia tem como propósito permitir que os indivíduos reconheçam a tensão em seus corpos, e, controlando seus músculos, diminuam essa tensão e finalmente relaxem, oferecendo efeitos colaterais mínimos. Essas práticas são especialmente eficazes na diminuição dos níveis de tensão, raiva, ansiedade, depressão e estresse. Portanto, essa é uma excelente alternativa de tratamento, pela sua eficácia, flexibilidade e baixo custo.

Atividade extensionista:  projetos

Coordenadores: Ana Laura Silva e Souza / Amanda Almeida Vicente Gonçalves / Isadora Borges Pires / Rafael Grossi Bessa Creado / Rafaela Marques Valentim Antunes

Orientadora: Prof.ª Dra. Maria Vilela Pinto Nakasu

Período de realização:  2020

Objetivo da atividade: através do projeto nomeado “CineDebate: diversidade e ética para a educação médica” que se propõe a favorecer o desenvolvimento de habilidades emocionais e éticas dos acadêmicos de medicina e território circundante mediante a projeção de filmes seguidos de debates, essa atividade extensionista promoverá a troca de valores que favorecerá a ampliação do repertório cultural e emocional dos alunos e comunidade, com vistas a fortalecer senso de tolerância com a diferença, seja ela racial, gênero ou classe social.

Descrição da atividade:

O CineDebate ocorrerá durante o período letivo com frequência bimestral, sempre nas quartas feiras, com duração de 4 horas. Cada encontro se dará por meio da projeção de um filme relacionado a um tema, seguido de debate sobre o mesmo. Os temas são: Relacionamentos, Drogas, Preconceito, Violência contra mulher, discursos sobre homossexualidade e gênero e, reflexões sobre o aborto.

Atividade Extensionista: Projetos

Orientador: Prof. Dr. Drauzio Oppenheimer

Período de realização: Abril de 2021 à dezembro de 2021

Objetivo: A Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia tem como objetivo a disseminação de informações acerca dos assuntos mais prevalentes na área e pretende por meio da educação em saúde levar conhecimento com embasamento científico da área de Ginecologia e Obstetrícia à população, de modo a aumentar a prevenção de doenças e reduzir informações desqualificadas acerca do conteúdo.

Descrição da atividade: Segundo o Caderno de Atenção Primária do Ministério da Saúde, a prevenção primária é definida como a ação tomada para remover causas e fatores de risco de um problema de saúde individual ou populacional antes do desenvolvimento de uma condição clínica. Cabe assim mencionar que a educação em saúde é uma ferramenta de importância no âmbito preventivo. Assim, o conhecimento pode reduzir o desenvolvimento de doenças e facilitar seu diagnóstico precoce. No Brasil, estima-se que mais de 10 milhões de usuários acessam na internet sites sobre saúde regularmente ². No entanto, por se tratar de um meio de informação informal e global, por vezes, o desconhecimento é divulgado por meio de fake news ou pesquisas sem qualidade. Diversos especialistas apontam que grande parte das informações disponibilizadas nas redes acerca de patologias e tratamentos são inadequadas ou incompletas cientificamente. Dessa forma, acredita-se que o conhecimento é uma forma de prevenção quando confiável e com comprovação científica devida.
Atividade Extensionista: Projetos

Orientador: Prof. Gustavo Rodrigo Thomazine

Período de realização: 2021
Objetivo: O projeto de extensão da Liga de Farmacologia Clínica da Faculdade de Medicina de Itajubá, “Podcast – Farmacologia Simplificada”, possui como objetivo levar a disciplina de farmacologia à população de maneira descomplicada através do uso da ferramenta de áudio podcast e de transmitir, de maneira simples e descontraída, conteúdos sobre a classe de medicamentos que mais chamam atenção dos estudantes de medicina em geral. Pretendemos também, acrescentar conhecimento tanto para aqueles que estão produzindo o podcast, quanto para aqueles que estarão o ouvindo, ajudando também, a desenvolver as habilidades de comunicação dos discentes envolvidos na sua elaboração. Nossa meta, com a escolha da plataforma, é facilitar o acesso ao conteúdo, de forma que ele seja ouvido em diversos lugares e ocasiões, otimizando o tempo do receptor.

Descrição da atividade: No mundo atual, o uso do podcast tem se tornado uma ferramenta útil no processo de aprendizagem, se tornando influente tanto nas modalidades à distância quanto nas presenciais, como forma complementar do ensino¹. Dessa forma, a aplicabilidade dessa nos temas de farmacologia básica, através da disseminação de informações sobre os principais medicamentos utilizados na prática médica, é de grande importância na realidade dos estudantes de medicina, que apresentam dificuldades na compreensão da disciplina e também para a comunidade, sendo auxiliar no entendimento dos tratamentos que estão sendo realizados. Além disso, essa ferramenta de áudio tem se tornado parte integrada do cotidiano da população por inserir conteúdos importantes que podem ser reproduzidos a qualquer momento.
Atividade Extensionista: Projetos

Orientadora: Profa. Roberta Daiana Bueno de Souza

Período de realização: agosto de 2021 à agosto de 2022
Objetivo: O objetivo do projeto “Rim do Bem” é propagar conhecimento para a sociedade, de forma clara e acessível, sobre a importância da saúde renal, das principais patologias envolvidas, seus fatores de risco e consequências, e formas de prevenção. A atividade tem o intuito de transmitir o conhecimento adquirido pelos estudantes de Medicina sobre os temas por meio da Liga de Nefrologia e assim, possibilitar que a comunidade tenha acesso fácil à informação, e assim conseguir identificar sinais e sintomas que possam indicar doenças renais, além de medidas para prevenir as patologias, para então diminuir o número dos índices e aumentar melhores prognósticos. 

Descrição da atividade: Os rins são órgãos extremamente importantes para manter a homeostase do corpo, com a função de filtrar, reabsorver substâncias essenciais do sangue e excretar aquelas desnecessárias na urina, funcionando como regulador da pressão arterial.1 Junto a isso, as doenças que interferem na função renal possuem grande prevalência na população mundial, principalmente por serem silenciosas, sendo estimado no Brasil mais de dez milhões de pessoas com doença renal crônica, um número que vem crescendo consideravelmente nos últimos anos, sendo que uma parcela significativa precisam passar por processos de estímulo artificial da função dos rins, como a diálise.2 Com isso, é de extrema necessidade a divulgação de conhecimentos sobre a importância do bom funcionamento dos rins e das patologias envolvidas, uma vez que a falta de informação é considerada um fator que aumenta os casos de doença. 

DEA

Atividade Extencionista: Projetos

Orientador(a): PROF. DR. GUSTAVO MARTINS DE ANDRADE

Período de realização: 2021 - 2022

Objetivo: Este projeto visa à implantação de Desfibriladores Externos Automáticos (DEAs) em pontos de alta circulação e locais com risco aumentado para ocorrência de eventos cardiovasculares agudos do município de Itajubá. Além disso, o Projeto DEA fornece treinamento especializado para a população leiga na utilização do dispositivo DEA e de noções básicas de Atendimento Pré-hospitalar com objetivo de diminuir a chance de mortalidade por PCR nestes locais.

Descrição: As doenças cardiovasculares (DCV) representam, hoje, a principal causa de morte no mundo. A entidade denominada “morte súbita cardíaca” consiste em um conjunto de patologias relacionadas à ocorrência de arritmias malignas, em sua grande maioria, de etiologia estrutural cardíaca ou em virtude de distúrbios na condução eletrofisiológica do coração. Na vigência desses distúrbios arritmogênicos, o indivíduo apresenta instabilidade hemodinâmica importante, de início súbito, podendo acarretar óbito do mesmo, caso as medidas necessárias não sejam tomadas de imediato. A abordagem inicial da vítima, geralmente realizada em ambiente extra-hospitalar é um ponto decisivo para evitar o desfecho desfavorável. Neste contexto, as medidas e manobras de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), quando realizadas adequadamente, e seguindo os protocolos de Suporte Básico de Vida (SBV), demonstraram-se capazes de manter a perfusão tecidual por tempo suficiente até que outras medidas possam ser tomadas. Dentre as medidas imprescindíveis à restituição cardiovascular e hemodinâmica do paciente, a Desfibrilação tem papel fundamental. A Desfibrilação consiste na administração de um choque elétrico transtorácico, capaz de reorganizar os sistemas de condução elétrica do coração e reverter as principais arritmias relacionadas à MSC, sendo estas a Fibrilação Ventricular (FV) e a Taquicardia Ventricular Sem Pulso (TVSP). Para isto, foi desenvolvido o Desfibrilador Externo Automático (DEA). Os DEAs são aparelhos que, na vigência de uma MSC, são capazes de identificar a arritmia e, caso indicado, desencadear a desfibrilação, podendo reverter o ritmo cardíaco maligno, possibilitando o retorno à estabilidade hemodinâmica. O emprego correto do DEA e das medidas de RCP por uma população leiga, antes da chegada do atendimento médico em ambiente extra-hospitalar, demonstram melhores resultados na sobrevida de pacientes em PCR. Vale ressaltar que o número de óbitos no ambiente extra-hospitalar pode alcançar até 80% quando não são demonstrados devidamente os sinais e sintomas de uma PCR, demonstrando-se assim, a importância do treinamento de civis em SBV e na utilização dos DEAs. Com isso, podemos esclarecer que, em locais como praças, ruas comerciais, parques municipais, grandes empresas, etc, a chance de um cidadão entrar em PCR é enorme, ainda mais se tratando de locais onde se pratica exercícios físicos (parques, praças, por exemplo). Assim, evidencia-se que o treinamento adequado da população civil é de suma importância nessas áreas de grande circulação de pessoas. Nesses locais, o risco de uma PCR se intensifica se não há o correto treinamento de lojistas, guarda municipal, seguranças particulares de estabelecimentos, etc. Assim, quaisquer indivíduos, devidamente treinados para realizar um SBV adequado junto a utilização do DEA irá prevenir, ao longo do tempo, óbitos. Portanto, o PROJETO DEA, se propõe a, treinar a população civil de locais de grande circulação na cidade de ItajubáMG. Além disso, o projeto levará essa proposta para empresas privadas e associações (ex: Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Itajubá) para o custeamento de DEAs em locais de alto risco para ocorrência de eventos cardiovasculares agudos. Desse modo, o Projeto DEA proporcionará, ao longo dos anos, que vidas sejam salvas.


PROJETOS 2020

Coordenadores: Ana Claudia Bellini Vasconcelos / Eduarda Ribeiro da Silva Dantas / Amanda Vilela Felicioni / Samira Marangoni Alarcon

A Disciplina de Tanatologia e Cuidados Paliativos (TanCP), implantada em 2010 na Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIT), vem despertando crescente interesse entre os alunos que, progressivamente, vão sendo solicitados pela comunidade a levar os conceitos de TanCP para fora dos muros da FMIT.

Nasceu assim o Projeto “A Arte do Cuidar” que se propõe a criar e desenvolver estratégias didáticas geradas pelo esforço e iniciativa de alunos, e voltadas para o aprendizado dos próprios alunos ao longo do curso e da transmissão deste conhecimento à comunidade.

Fazem parte do escopo do Projeto:

  • Cuidar da produção de um Maual com o material originário das aulas de TanCP;
  • Cuidar para que este Manual, ao longo de alguns poucos anos, tenha conteúdo suficiente para se transformar em um pequeno livro; elaborar uma série de vídeos educativos sobre TanCP;
  • Cuidar da orientação a alunos que pretendam produzir material para publicação em periódicos;
  • Promover Cursos Extra Curriculares versando sobre assuntos ligados a TanCP;
  • Cuidar, em parceria com a Direção da FMIT, da organização do Sarau de CP que ocorre anualmente em outubro, como comemoração do Dia Internacional de CP;
  • Elaborar outras atividades que se mostrem interessantes ao escopo do Projeto, que constituirão os diversos sub-projetos.

O Projeto tem uma estrutura administrativa assim distribuída:

  • Presidente
  • Vice-Presidente
  • Secretários
  • Tesoureiros, que compõem a Diretoria.

Para cada sub-projeto existe um Coordenador, que responde diretamente `Diretoria e à Supervisora e é responsável pelo bom andamento dos trabalhos. Para tanto este aluno escolhe um Secretário da sua confiança e quantos mais alunos sejam necessários à tarefa.

A primeira Diretoria foi eleita em 31.03.2011 e os membros desta, após o término da sua gestão, são Membros Honorários.

Todos os participantes são alunos da FMIT, à exceção pontual de alguma atividade que necessite um profissional específico (por exemplo, edição dos vídeos). Cada membro pode permanecer no Projeto enquanto durar o seu período da graduação ou enquanto tenha interesse ou possibilidade de permanecer.

O Projeto A Arte do Cuidar pode se associar a qualquer outra atividade ou grupo da FMIT, a critério da Diretoria e dos Coordenadores, sempre que a ação conjunta se justifique. A Liga de CP é parceira constante e obrigatória do Projeto, em todas as atividades.

Funções de cada membro:

Supervisora – é a Professora da Disciplina de TanCP, que se reporta ao Diretor da FMIT. Responde pelo Projeto dentro e fora da Instituição. Elabora, em conjunto com a Diretoria, os rumos do Projeto e os faz cumprir.

Presidente – é o responsável maior pelo Projeto, reportando-se à Supervisora. Recebe dela as incumbências e/ou cria em conjunto com ela as estratégias e as faz cumprir. Convoca as reuniões, define os rumos e as atividades necessárias. Representa os demais membros quando for preciso. Convoca a  Diretoria para qualquer decisão excepcional.

Vice – Presidente – assessora o Presidente em todas as funções deste. Representa o Projeto, na impossibilidade do Presidente.

Secretários – convocam para as reuniões. Fazem as Atas de cada reunião e a leem na próxima. Cuidam da correspondência necessária. Dão o suporte administrativo a todos os membros e a todas as ações do Projeto.

Tesoureiros – cuidam da captação necessária dos recursos, a pedido do Coordenador de cada sub-projeto e administram este fundo. Liberam os fundos previamente autorizados pela Diretoria, a cada necessidade.

Coordenadores – cuidam das ações específicas das suas respectivas áreas, de acordo com as decisões de Diretoria:

  • Manual – cuida da confecção dos Manuais que serão distribuídos a todos os alunos da FMIT, aos Residentes do HCI e a outras Faculdades de Medicina. Futuramente estes Manuais se transformarão em um pequeno livro.
  • Cursos – cuida da realização de, pelo menos, um Curso versando sobre temas de CP por semestre. Quando for pertinente a realização de Simpósios, Congressos, Workshops, etc, de CP, este setor será sempre o responsável.
  • Publicações de trabalhos científicos – cuida do apoio aos alunos que queiram escrever trabalhos científicos, orientando-os quanto à forma e conteúdo e esforçando-se depois, junto com os autores, por publicá-los em periódicos reconhecidos.
  • Vídeos – cuida da produção de vídeos educativos sobre Temas em CP, sempre com a intenção primeira de que estes se tornem parte do acervo didático da Disciplina.
 Atividade extensionista: projetos

Coordenadores: Rodrigo Petrim Cruz, Angelo de Souza Ramos Filho, Izabela Silva Brito, Tatiana Capistrano de Paula, Thaissa Aline Ribeiro, Raissa Monteiro Silva, Tamires Helena Pereira.

Orientadora: Suélen Ribeiro Miranda Pontes Duarte

Período de realização: maio de 2020 a abril de 2021

Objetivo da atividade: Promover o conceito e a cultura de internacionalização entre acadêmicos; Compartilhar relatos de experiência entre acadêmicos brasileiros intercambistas com o intuito de estimular intercâmbios da comunidade acadêmica, com foco nos alunos da Faculdade de Medicina de Itajubá; Expor a importância da internacionalização para a formação curricular; Divulgar notícias do âmbito da internacionalização para acadêmicos.

Descrição da atividade: Com a globalização, surgiu a necessidade da internacionalização das instituições acadêmicas. Nesse contexto, as universidades possuem o papel de analisar a formação acadêmica na inserção ao cenário internacional, fortalecendo a cooperação e a colaboração frente a essa nova demanda mundial. Neste cenário, percebe-se a necessidade de difundir, mesmo que primariamente, na Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIt), o processo de internalização. Na FMIt tais estratégias começaram a ser implantadas somente em 2015 com a presença de estágios de férias na Argentina e na Espanha, mas a regulamentação desses programas e a criação do Núcleo de Internacionalização e Mobilidade Acadêmica (NIMA) ocorreu apenas em 2019, demonstrando assim uma necessidade em divulgar e promover tal núcleo dentro da instituição. Dessa forma, o projeto de extensão aqui apresentado além de promover a divulgação de vídeos de intercambistas promovendo e incentivando esse processo de internacionalização, o site servirá como forma de divulgar o NIMA, a fim de que os alunos saibam da sua existência e entendam sua importância.
Coordenadores:  Ana Elisa Chaves / Luiz Henrique Silva de Sordi.

Orientadora: Profa. Dra. Melissa Andreia de Moraes Silva

Período de realização: Junho à Dezembro de 2020
Objetivo da atividade: O objetivo deste projeto de extensão é selecionar e divulgar materiais didáticos em formato de vídeo e relevantes na área de Cirurgia Vascular, através de publicações em mídias sociais, para auxiliar acadêmicos, docentes e profissionais da saúde na aquisição de conhecimento sobre temas da especialidade. 

Descrição da atividade: Os participantes do projeto de extensão irão buscar em plataformas (Youtube e Zoom, por exemplo), vídeos de qualidade sobre temas de Cirurgia Vascular, ministrados por especialistas da área e por instituições conceituadas. Além de vídeos, serão selecionados artigos em plataformas, como Scielo, Pubmed e outras bases de dados, para auxiliar o acesso as informações expostas na biblioteca digital construída. Após aprovação do projeto, esses materiais serão postados em páginas no Instagram e Facebook através de publicações abertas, organizadas seguindo temas relevantes de Cirurgia Vascular.
Atividade Extensionista: Projetos

Coordenadores: Rafael Da Costa Serafim, Julia Cambraia De Souza Brissac, Maria Isabella Ferreira Neves, Laura Luiza Pereira Silveira, Pietro Teixeira Piazza, Julia Herondina Madeira Siqueira Viana.

Orientador: Gustavo Martins de Andrade

Período de realização: 08/10/2019 a 20/12/2021

Objetivo: Capacitar e treinar funcionários da Santa Casa de Misericórdia de Itajubá em SAV (Suporte Avançado de Vida) para que estejam aptos a identificar as PCRs (Paradas Cardiorrespiratórias) e realizar o SBV corretamente. Em um segundo momento a atividade objetiva capacitar e treinar os membros da Liga de Urgência e Emergência da FMIT em SBV (Suporte Básico de Vida), e SAV (Suporte Avançado de Vida), para que todos os membros da liga estão aptos a realiza-los nos plantões da Santa Casa de Misericórdia.

Descrição da atividade: Será realizada a capacitação e posteriormente, uma pesquisa de campo para compreender o perfil dos funcionários da Santa Casa de Misericórdia de Itajubá a respeito de seus conhecimentos. Após compilação dos dados e análise estatística será elaborado o treinamento para estes.

Atividade extensionista:  projetos

Coordenadores: Ana Laura Silva e Souza / Amanda Almeida Vicente Gonçalves / Isadora Borges Pires / Rafael Grossi Bessa Creado / Rafaela Marques Valentim Antunes

Orientadora: Prof.ª Dra. Maria Vilela Pinto Nakasu

Período de realização:  2020

Objetivo da atividade: através do projeto nomeado “CineDebate: diversidade e ética para a educação médica” que se propõe a favorecer o desenvolvimento de habilidades emocionais e éticas dos acadêmicos de medicina e território circundante mediante a projeção de filmes seguidos de debates, essa atividade extensionista promoverá a troca de valores que favorecerá a ampliação do repertório cultural e emocional dos alunos e comunidade, com vistas a fortalecer senso de tolerância com a diferença, seja ela racial, gênero ou classe social.

Descrição da atividade:

O CineDebate ocorrerá durante o período letivo com frequência bimestral, sempre nas quartas feiras, com duração de 4 horas. Cada encontro se dará por meio da projeção de um filme relacionado a um tema, seguido de debate sobre o mesmo. Os temas são: Relacionamentos, Drogas, Preconceito, Violência contra mulher, discursos sobre homossexualidade e gênero e, reflexões sobre o aborto.

Atividade Extensionista: cursos

Orientadoras: Vanderléa Aparecida Silva Gonzaga e Suélen Ribeiro Miranda Pontes Duarte

Período de realização: 2020

Objetivo: Realizar um curso de extensão on-line com Abordagem na Saúde Coletiva para alunos do 5º e 6º ano (internato) do curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Itajubá, MG. Tendo em vista a solicitação de muitos alunos para abordagem teórica de alguns temas relacionados à disciplina de Saúde Coletiva e considerando a atual situação, espera-se que o aluno cumpra a carga horária estabelecida, e principalmente adquira conhecimento em Saúde Coletiva nos diversos temas que serão abordados.

Descrição da Atividade: Diante da atual situação de pandemia do COVID 19, na qual foi necessária a paralização de atividades práticas da disciplina de Saúde Coletiva e considerando a carga horária de 20% de teoria estabelecida pelas Diretrizes Curriculares do Curso de Medicina de 2014¹, sendo afirmado pelo Parecer número CNE/CP Nº 5/2020 da possibilidade de computo as atividades não presenciais², e tendo em vista que os locais de atuação são de infraestrutura que não possibilita aglomeração de alunos e professores, o curso de extensão tem como objetivo dar continuidade ao processo de ensino-aprendizagem, por meio de aulas gravadas e materiais disponibilizados pelo Sistema Canvas.

Atividade Extensionista: Prestação de serviços

Coordenadores: Júlia Rocha Morão, Giulia Dakhil Moyzes Zanin, Igor Oliveira Ribeiro, Thiago Salomon Domingues, Tamara Aparecida Souza Gomes. Laura Silveira Lacerda de Mesquita Aquino.

Orientadora:  Suélen Ribeiro Miranda Pontes Duarte

Período de realização: Junho de 2020 a Julho de 2021

Objetivo: Divulgar material para a comunidade, em formato de folheto e cartazes. A fim de propor estratégias para lidar com o estresse, ansiedade e angústia nesse momento de isolamento físico, podendo ser aplicável em todos os âmbitos da sociedade.

Descrição:
Foi desenvolvido, em atividade extra-classe na disciplina de Medicina Comunitária-OASS da Faculdade de Medicina de Itajubá, um vídeo para trabalhar formas de cuidar da saúde mental durante a pandemia de COVID-19. Os folhetos serão distribuídos em farmácias, supermercados, hospitais, clínicas e locais de serviço essenciais - no município de Itajubá-MG - com o objetivo de alcançar o máximo de pessoas possível, com a possibilidade de ser compartilhado em redes sociais e aplicativos de mensagens.

Coordenadores: Ana Carolina Vechi Siqueira, Ana Clara Vargas Consoli Almeida, Ana Flávia Dionísio Silveira, Eduarda Stefani Manfredini Carneiro, Maria Carolina de Oliveira, Pedro Henrique Aleixo Marg

Orientador: Profa. Dra. Maria das Graças Mota Cruz de Assis Figueiredo

Período de realização: Agosto a dezembro de 2020

Objetivo da atividade:
O Projeto Conversa Paliativa tem como objetivo promover rodas de conversa de cunho educativo acerca de diversos temas envolvendo o contexto dos Cuidados Paliativos a fim de explorar, conscientizar e mostrar sua importância a toda comunidade 4 . Por meio disso, deseja-se estimular o interesse dos indivíduos acerca desse tipo de cuidado, demonstrar a repercussão e a contribuição desse método de assistência humanizada e capacitar os indivíduos em relação a seus conhecimentos sobre o assunto e acerca de sua sensibilização. 

Descrição da atividade: A metodologia será realizada através de Rodas de Conversa, um recurso de ressonância coletiva que emprega o diálogo como um momento singular de escuta, partilha e atenção. A partir desse artifício é possível estimular a troca de informações entre os interlocutores por meio de um aprendizado mútuo entre quem fala e quem escuta, a problematização e o senso crítico a respeito do que se é discutido, além de incentivar a reflexão e compreensão sobre saúde. O Projeto Conversa Paliativa possui como público-alvo toda a comunidade, visto que tem o intuito de conscientizar e aprimorar o conhecimento de toda a população sobre Cuidados Paliativos. Ele será realizado no decorrer do segundo semestre letivo do ano de 2020, ocorrendo com frequência de uma reunião por mês, durante os meses de agosto a dezembro, após aprovação do Núcleo de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Medicina de Itajubá. O projeto poderá ser realizado por meio métodos de comunicação remota ou atividades presenciais na Faculdade de Medicina de Itajubá, localizada na cidade de Itajubá, no Estado de Minas Gerais.

Atividade Extensionista: Projetos

Orientadora: Profa. Eliane Aparecida de Andrade

Período de Realização: Junho de 2020 a Julho de 2021

Objetivo: Construir mapas conceituais sobre os temas abordados nos períodos da graduação cursados pelos integrantes do projeto. A justificativa da proposição é a contribuição que ela trará para o processo de aprendizagem, com foco no essencial de cada assunto, mediante o uso de mapas conceituais.

Descrição:
O projeto será realizado mediante aplicativos que possibilitam a construção de mapas conceituais, como o CMapTools. Os alunos integrantes dividirão os conteúdos, elaborarão os mapas, compartilharão com os demais membros e, por fim, os mapas passarão por uma aprovação de um professor, para que possíveis ajustes sejam realizados.

Atividade extensionista:  programas

Coordenadores: Brendha Carvalho Pontes Duarte / Luiza Gamba Gomes

Orientadora: Prof.ª Me. Suelén Ribeiro Miranda Pontes Duarte

Período de realização:  2020

Objetivo da atividade: conhecer a percepção de profissionais da Estratégia da Família sobre promoção de saúde em campo e dessa forma o programa receberá um teor complementar à Estratégia de Saúde da Família de bairros carentes de Itajubá, capacitando a sociedade, por meio de debate ativo, a atuar na manutenção da saúde.

Descrição da atividade:

O programa possui os seguintes projetos iniciais: Projeto Conversa de Portão, Projeto Ao Vivo e a Cores, Projeto Corciente Ativo, todos se baseiam em campanhas de saúde realizados em cada mês. Fevereiro roxo: Mal de Alzheimer, Março azul marinho: Câncer de Intestino, Abril azul: Autismo, Maio amarelo: Prevenção de acidentes de trânsito, Junho vermelho e laranja: Doação de sangue e Combate a Leucemia, Julho amarelo: Herpes virais, Agosto dourado: Aleitamento materno, Setembro amarelo: Prevenção ao suicídio, Outubro rosa: câncer de mama e de colo de útero, Novembro azul: Câncer de Próstata, Dezembro vermelho: combate ao HIV.

Atividade Extensionista: Projetos

Coordenadores: Camila Arantes de Souza, Eduarda Ribeiro da Silva Dantas, Eduarda Stefani Manfredini Carneiro, Eloise Capucho Forster, Isabella Baptista Almeida, Julia Rocha Morão, Larissa Drescher Lara, Lara Mesquita.

Orientadora: Profª Dra. Maria Vilela Pinto Nakasu

Período De Realização: Setembro de 2020 a Setembro de 2021

Objetivo: O objetivo principal do projeto é o de gerar e transmitir informações, criar espaços de reflexão e ampliação de repertório acerca das questões de acessibilidade, inclusão e respeito às diferenças de portadores de deficiências e transtornos globais do desenvolvimento. Pretende-se com isso ampliar a perspectiva da integralidade da assistência e o senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania.

Descrição:
O trabalho será realizado após a aprovação do Núcleo de Extensão, sendo executado em parte através da rede social Instagram, com a página @naifmit e, após a necessidade de isolamento social quando do retorno às aulas, via Workshop presenciais. Trata-se de um projeto com intuito de veicular informações para os acadêmicos de medicina da Faculdade de Medicina de Itajubá, buscando abranger o acesso à estas também para a comunidade externa, por meio de postagens de fotos, vídeos e textos educativos, webinars e workshops.

Orientadores: Amyres Carvalho Ribeiro, Clarissa Maria Ferreira Trzesniak, Jorge Tostes e Rodolfo Souza de Faria

Período de realização: Agosto de 2020 a Agosto de 2021

Objetivo da atividade:
O programa busca contemplar duas vertentes: a primeira com um foco na pesquisa e estudo acadêmico e a segunda busca a disseminação do conhecimento em neurociência à comunidade. Diante disso, tem-se como objetivos primordiais deste projeto: Contribuir para aproximar a comunidade acadêmica da Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIT) a outras Instituições de ensino locais e regionais, sejam elas de nível superior e/ou médio; x Complementar a formação dos estudantes do curso de Medicina da FMIT no campo da neurociência e desenvolver nos alunos o interesse pela pesquisa nessa área; x Aprofundar o estudo e debate de temas intrínsecos à essa ciência, com foco translacional; x Promover a comunicação entre as diversas esferas de conhecimento e pesquisa científica, tendo a neurociência como motivador do debate e pano de fundo; x Desenvolver pensamento crítico a respeito da busca de informações científicas, assim como síntese e habilidades na transmissão do conhecimento; x Estimular o estudo da língua inglesa, entendendo-a como uma necessidade para a comunicação universal na neurociência. Portanto, a partir dessa demanda, o presente programa de extensão, cuja temática é a neurociência, visa criar o Programa de Estudos Translacionais em Neurociência, no qual as pessoas envolvidas possam estudar temas dessa área, buscando uma reflexão para além do senso comum7 e divulgar achados da neurociência para a comunidade em geral através da tríade ensino, pesquisa e extensão.

Descrição da atividade: O Programa de estudos translacionais em neurociência buscará a integração do ensino/pesquisa e extensão, além de ter como base a transdisciplinaridade. Contará com a coordenação de professores de diferentes áreas da FMIT, todos ligados ao tema da neurociência. As atividades a serem desenvolvidas serão divididas em duas vertentes, sendo uma acadêmica e outra designada à comunidade.

Atividade extensionista:  projetos

Coordenadores: Maryana Helena de Souza Mendonça / Thaissa Aline Ribeiro / Júlia Rocha Morão / Maria Isabella Ferreira Neves / Patrícia Cabrelon Dominato / Isadora Ávila Borges de Oliveira / Maria Luiza Soares Felipe

Orientadora: Prof.ª Dra. Rozana de Fátima Francisquini

Período de realização: indefinido

Objetivo da atividade: levar humor, arte e alegria a idosos em casas de recuperação, crianças em creches e pacientes internados em hospitais, seus familiares e acompanhantes e assim transformar o ambiente em que estão inseridos.

Descrição da atividade: 

O projeto conta com 30 alunos do curso de medicina que são divididos em 6 grupos e revezam entre si para realizarem visitas nos finais de semana no Hospital de Clínicas. Os grupos caracterizam palhaços e passam por quartos da clínica médica e cirúrgica, e pediatria, para tocar músicas, conversar, fazer piadas e mágicas. Além disso, o projeto organiza eventos em asilos e creches a cada dois meses.

Atividade extensionista:  projetos

Coordenadores: Maria Paula Pelegrini Fontes / Luiz Henrique Silva de Sordi

Orientadora: Prof.ª Me. Suelén Ribeiro Miranda Pontes Duarte

Período de realização:  2020

Objetivo da atividade: promover o conhecimento acerca de saúde e bem-estar dos idosos em instituições de longa permanência, além de estimular a relação dos estudantes com a comunidade local. Bem como pretende-se promover a saúde e o bem-estar dos idosos participantes.

Descrição da atividade:

Serão realizadas visitas na Vila Vicentina Nossa Senhora de Aparecida, localizada no bairro São Vicente. Nessas visitas serão instigados o estado de saúde do idoso, bem como fatores de melhora e piora. Será promovido um breve exame físico composto por aferição de pressão arterial, inspeção do paciente, ausculta cardíaca e pulmonar, além disso, serão realizadas atividades recreativas junto aos idosos. 

Atividade extensionista: projetos

Coordenadores: Rodrigo Petrim Cruz, Tatiana Capistrano de Paula, Thaissa Aline Ribeiro, Thais Ramos de Oliveira, Gabriela de Souza Fernandes Diogo, Fernanda Ribeiro Guida, Karen Evelyn Rezende de Souza e Nicolle Germiniani Calvo.

Orientadora: Prof.ª Me. Suelén Ribeiro Miranda Pontes Duarte

Período de realização: 2020

Objetivo da atividade: realização de atividades que proporcionam uma melhoria na qualidade de vida dos jovens estudantes itajubenses

Descrição da atividade:

Desenvolvimento de atividades juntamente com os professores das escolas escolhidas, como rodas de conversas, palestras dinâmicas e aulas expositivas, visando a melhora da qualidade de vida e ressaltando a importância de conhecer as temáticas escolhidas: Bullying e Depressão, Obesidade, Alcoolismo e Tabagismo, Diabetes, Vacinação e Infecção Sexualmente Transmissível.

Atividade extensionista: projetos.

Coordenadores: Julia Lara Siqueira Ribeiro, Laura França Braga Coelho, Gabriel Ferreira Silva, Nicolle Germiniani Calvo.

Orientador: Prof. Dr. Gerson Hiroshi Yoshinari Júnior

Período de realização: durante pandemia COVID – 19 (abril a agosto de 2020)

Objetivo: O objetivo do Projeto MedMaker é auxiliar os profissionais da saúde na luta contra o coronavírus (COVID-19) por meio da produção e distribuição de máscaras do tipo Face Shield.

Descrição da atividade:  As máscaras Face Shield são produzidas pelos alunos da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Por meio de impressoras 3D, situadas em um espaço denominado MakerSpace, filamentos poliméricos tornam-se tiaras. Já as viseiras, por sua vez, são produzidas a partir de dois materiais, o acetato e o PETg.4 Além das impressoras, utiliza-se de uma máquina de corte a laser, a qual é utilizada para cortar as viseiras. E então, as máscaras são montadas pelos alunos da UNIFEI. A posteriori, os alunos a Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIT) são responsáveis pelo transporte, higienização e embalagem das máscaras. O Projeto MedMaker visa garantir a proteção dos profissionais de saúde de Itajubá e região, distribuindo máscaras para instituições e entidades como hospitais, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Serviço de Antedimento Médico de Urgência (SAMU), Santa Casa de Misericórdia de Itajubá, além de profissionais autônomos. Espera-se diminuir a taxa de contaminação pelo COVID-19 naqueles profissionais que diariamente arriscam suas vidas em prol do cuidado com o outro, estejam eles na atenção primária, em consultórios ou outros níveis de cuidado.
 Atividade extensionista: projetos

Coordenadores: Cecília Rezende Fernandes, Isabella Santos Salvador, Rafael Grossi Bessa Creado, Gabriella Teodoro Faria, Thiago Miranda Sales, Mariana Martins Cipullo.

Orientadora: Prof. Dra Maria Vilela Pinto Nakasu

Período de realização: maio a dezembro de 2020

Objetivo da atividade: O objetivo principal do projeto é o de gerar e transmitir informações e criar espaços de troca de experiência que auxiliem no equilíbrio da saúde mental do acadêmico de medicina concernentes aos desafios impostos pela pandemia do Covid 19, ao processo de formação acadêmica e ao fortalecimento da sensibilidade ética e da inteligência afetiva e emocional do discente.

Descrição da atividade: O trabalho será realizado após a aprovação do Comitê de Ética, sendo executado através da rede social Instagram, com a página @napfmit e, após a necessidade de isolamento social quando do retorno às aulas, via Rodas de Conversa também. Trata-se de um projeto com intuito de veicular informações para os acadêmicos de medicina da Faculdade de Medicina de Itajubá, buscando abranger o acesso à estas também para a comunidade, por meio de postagens de fotos, vídeos e textos educativos, entrevistas com o auxílio de profissionais dos quais irão veicular materiais relacionados às suas devidas áreas, nesta página específica. Lembrando que após a pandemia o Projeto incluirá a execução de Rodas de Conversa.
Coordenadores: Bruno Matida Bonando, Giovanna Lissa Rodrigues Tonisi, Maria Eduarda Angeli Galvani, Vitória Del Sarto Zanetti Silva, Isis Ferreira Medeiros, Rafael Daher Pereira, Octávio Marinzek Araújo, Victor de Carvalho.

Orientador: Profª. Thaissa Santos de Carvalho Ottoboni e Prof. Rodolfo Faria

Período de realização: 25/06/2018 a 30/10/2021  

Objetivo da atividade: Avaliar a visão funcional de crianças de quatro a onze anos de idade matriculadas regularmente na rede municipal de ensino de Itajubá/MG, após triagem oftalmológica, para identificar a necessidade da utilização de lentes corretivas. Já com a aplicação dos óculos, será realizado um traçado do desempenho escolar das crianças contempladas, ou seja, uma avaliação pré e pós o tratamento oftalmológico.

Descrição da atividade: A execução do Projeto será esquematizada em nove etapas: 1ª Etapa Seleção das escolas participantes 2ª Etapa Seleção dos acadêmicos FMIt participantes 3ª Etapa Capacitação dos acadêmicos pela Profª. Drª. Thaíssa Carvalho para a realização da triagem 4ª Etapa Desenvolvimento de fichas de identificação dos pacientes 5ª Etapa Aplicação do TCLE para as crianças e seus responsáveis 6ª Etapa Triagem das crianças realizada pelos acadêmicos da FMIt 7ª Etapa Encaminhamento das crianças selecionadas para os oftalmologistas 8ª Etapa Diagnóstico e pedido dos óculos 9ª Etapa Entrega dos óculos e avaliação das crianças. Sendo assim, ressalta-se que a seleção das escolas participantes será realizada pela ACIEI em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Itajubá-MG. Espera-se, inclusive, que todas as vinte e uma escolas municipais existentes na cidade sejam contempladas com o Projeto.
Atividade extensionista: projetos

Coordenadores: Isabela Faria, Nathália Alcantara, Rubens Nakassa e Sarah Nishikawa.

Orientadora: Prof.ª Suélen Ribeiro Miranda Pontes Duarte

Período de realização: 2020

Objetivo da atividade: Otimizar a obtenção e o acesso aos dados dos usuários da ESF; Unificar os dados obtidos por todos os ACS ampliando a gestão da equipe multidisciplinar;  Ampliar o controle do numero de acamados e/ou com doenças crônicas, de modo a garantir um melhor atendimento a esses necessitados. 

Descrição da atividade: Diante do que foi observado na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Santa Rosa em Itajubá durante as aulas práticas de IESC, notou-se a precariedade no controle e na gestão dos dados armazenados. Diante dessa vivência, vislumbrou-se que uma planilha no computador, em que fosse possível armazenar dados dos usuários, bem como filtrá-los segundo critérios como doença crônica, endereço ou microárea otimizaria o serviço de toda a equipe da ESF. Ademais, o ganho de tempo da equipe da ESF acarretaria em melhor qualidade do atendimento na unidade, uma vez que as horas despendidas no trabalho manual seriam aplicadas em serviços para a própria comunidade. Além disso, tendo rapidamente acesso aos dados atuais de usuários com doenças crônicas pode-se destacar quais são os principais problemas de cada ESF especificamente e desenvolver campanhas e ações relacionadas a elas.
 Coordenadores: Luís Flávio Pioltine, Ângelo Ramos.

Orientador: Profa. Dra. Eliane Aparecida de Andrade

Período de realização: julho 2020 – julho 2021  

Objetivo da atividade: - Proporcionar um novo método de estudo e reforço para acadêmicos da área da saúde e alunos de ensino fundamental e médio; - Proporcionar uma breve “aula” sobre temas específicos com professores entrevistados nos Podcasts.; - Atingir várias instituições de ensino, não só a FMIT; - Divulgação de material de ensino gratuito em plataformas de fácil acesso.  Os podcast já possuem um link de divulgação no site da Instituição: https://www.fmit.edu.br/paginas/podcast Dentro do link podem ser acessado os podcast realizados durante os meses de maio e junho.

Descrição da atividade: A metodologia empregada para execução do projeto de extensão consiste na confecção de material de estudo por meio de áudio, no estilo Podcast. Para a construção do material, os alunos se reúnem e produzem um texto que aborda o conteúdo que fará referência ao Podcast. Depois de pronto, o texto é corrigido e aprovado por um professor e segue para a gravação, tomando formato de Podcast. Os temas dos Podcasts fazem alusão aos assuntos estudado na APG, ou alguma sugestão da professora e coordenadora Eliane.
Atividade extensionista: projetos.

Coordenadores: Alana Silva Monteiro, Ana Luísa Toledo Chiaradia, Andressa Belfort Manzano, Ariane Estefany Maria, Julia Lara Siqueira Ribeiro, Maria Beatriz Silva Duarte.

Orientador: Prof. Msc. Amyres Carvalho Ribeiro

Período de realização: 1° semestre de 2020 ao 2° semestre de 2021

Objetivo: Proporcionar um momento de interação social para os idosos independente do sexo e que apresentarem um escore entre 5 e 7 na escala de sintomas depressivos.

Descrição da atividade:
O projeto será realizado em três etapas de características distintas e dua etapas de transição para avaliar a possível redução dos sintomas depressivos tais como: Perda do prazer, falta de energia, baixo interesse, baixo humor persistente. Justificativa: Exercícios de relaxamento e musicoterapia tem como propósito permitir que os indivíduos reconheçam a tensão em seus corpos, e, controlando seus músculos, diminuam essa tensão e finalmente relaxem, oferecendo efeitos colaterais mínimos. Essas práticas são especialmente eficazes na diminuição dos níveis de tensão, raiva, ansiedade, depressão e estresse. Portanto, essa é uma excelente alternativa de tratamento, pela sua eficácia, flexibilidade e baixo custo.


PROJETOS 2019

Atividade extensionista: projetos

Coordenadores: Ana Claudia Bellini Vasconcelos / Eduarda Ribeiro da Silva Dantas  Amanda Vilela Felicioni, Samira Marangoni Alarcon

Orientadora: Prof.ª Drª Maria das Graças Mota Cruz de Assis Figueiredo

Período de realização: 2019

Objetivo da atividade: melhoria do contexto de vida dos indivíduos das instituições Lar da Providência e Centro de Apoio e Integração do Deficiente de Itajubá e também, de quem perdeu entes queridos, a finalidade é ajudar quem precisa de atenção, amenizar a não integração social e o preconceito sofrido pela comunidade.

Descrição da atividade: ação da na educação infantil através de um método gráfico (gibi) para tratar de assuntos delicados, palestras de conteúdo acessível de forma a esclarecer em questões básicas como diabetes, hipertensão, higiene pessoal e como lidar com a doença nesse contexto de vida. Além disso, dinâmicas e conversas serão realizadas, no grupo de Luto.
Atividade extensionista: projetos

Coordenadores: Luiza Garcia de Luca, Lara de Oliveira Gouveia, Isadora Loila Franco, Hellen Oliveira Rosa.

Orientadora: Prof. Dr. Paulo José de Oliveira Cortez

Período de realização: agosto de 2019 a agosto de 2020

Objetivo da atividade: Desenvolver o ensino sobre práticas esportivas, nutrição e direitos do cidadão com crianças de escolas públicas de Itajubá.

Descrição da atividade: Através de atividades descontraídas e integrativas, será desenvolvida a melhora da qualidade de vida social, psíquica e física de crianças de escolas públicas a curto e longo prazo. Trata-se de gincanas, apresentação de filmes e debates por meio de aulas teóricas e práticas.
Atividade extensionista: prestação de serviços

Coordenadora: Maryana Helena de Souza Mendonça

Orientador: Prof. Dr. Reginaldo Cipullo

Período de realização: 27 de abril de 2019

Objetivo da atividade: orientar atletas que participaram da corrida, sobre a preparação adequada para realização de atividades físicas, principalmente sobre o controle da pressão arterial e da glicemia por meio de dieta e hidratação adequados.

Descrição da atividade: aferimento de pressão arterial antes da corrida e verificação da glicemia, a partir dos resultados os colaboradores indicaram a realização ou não da prova, apresentando os riscos quando existentes.
Atividade extensionista:  eventos

Coordenadores: Maria Eduarda Angeli Galvani / Priscila Cristina Silva

Orientadora: Prof.ª Clarissa dos Santos Carvalho Ribeiro

Período de realização:  07/12/2019

Objetivo da atividade: estimular a população na prevenção e no diagnóstico ao câncer de pele através da campanha da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). A campanha realizada na FMIT pretenderá enviar os dados coletados para o estudo traçado do perfil epidemiológico do câncer de pele no Sul de Minas

Descrição da atividade:

Mutirão de Prevenção com exame de preventivo gratuito. Ações de educação sobre a prevenção e distribuição de amostras de protetor solar e panfletos informativos.

Atividade Extensionista: Projetos

Coordenadores: Rafael Da Costa Serafim, Julia Cambraia De Souza Brissac, Maria Isabella Ferreira Neves, Laura Luiza Pereira Silveira, Pietro Teixeira Piazza, Julia Herondina Madeira Siqueira Viana.

Orientador: Gustavo Martins de Andrade

Período de realização: 08/10/2019 a 20/12/2021

Objetivo da atividade: Capacitar e treinar funcionários da Santa Casa de Misericórdia de Itajubá em SAV (Suporte Avançado de Vida) para que estejam aptos a identificar as PCRs (Paradas Cardiorrespiratórias) e realizar o SBV corretamente. Em um segundo momento a atividade objetiva capacitar e treinar os membros da Liga de Urgência e Emergência da FMIT em SBV (Suporte Básico de Vida), e SAV (Suporte Avançado de Vida), para que todos os membros da liga estão aptos a realiza-los nos plantões da Santa Casa de Misericórdia.

Descrição da atividade:
Será realizada a capacitação e posteriormente, uma pesquisa de campo para compreender o perfil dos funcionários da Santa Casa de Misericórdia de Itajubá a respeito de seus conhecimentos. Após compilação dos dados e análise estatística será elaborado o treinamento para estes.

Atividade extensionista:  eventos

Coordenadores: Gabriela Gonçalves Souza / Maria Theresa Iorio Venturi

Orientadora: Prof.ª Dra. Eliane Aparecida de Andrade

Período de realização:  2019

Objetivo da atividade: abordar assuntos de impacto social à população Itajubense para que haja uma conscientização a respeito de temas recorrentes e de muita relevância na saúde da população.

Descrição da atividade:

Transmissão de informações a respeito dos assuntos: HIV/AIDS, Câncer de Pele, Obesidade, Leptospirose, Relação entre Cérebro e Microbiota Intestinal, Lavagem das mãos, Hipertensão, Abuso de Drogas e Lixo. Apresentação destes temas no Parque Municipal de Itajubá através de estações para propagação do conhecimento e esclarecimento de eventuais dúvidas.

Atividade extensionista:  projeto

Coordenadores: Gabriela Gonçalves Souza / Maryana Helena de Souza Mendonça / Ana Carolina Lima Biscaro / Christian Pietro Evangelista / Guilherme Augusto Camargo Camanducaia / Thiago Salomon Domingues / Vinícius José dos Reis / Silvia Carla de Jesus Narciso / Maria Luiza Faria Gomes / Rodolfo de Souza Faria / Marileia Chaves Andrade

Orientadora: Prof.ª Dra. Roseane de Souza Cândido Irulegui

Período de realização:  2019

Objetivo da atividade: transmitir conhecimentos de várias áreas da ciência, em ciclos e com a colaboração dos próprios estudantes.

Descrição da atividade:

Os alunos da FMIT serão responsáveis por temas relacionados a biologia. Esses conteúdos serão trabalhados com alunos do ensino médio da rede privada para que estes estejam aptos a desenvolver os mesmos com os alunos do ensino fundamental da rede pública. As disciplinas a serem discutidas abrangem áreas associadas a Medicina, sendo discutidos com os alunos temas relacionados à anatomia, histologia, fisiologia, microbiologia e parasitologia.

Atividade extensionista: projetos

Coordenadores: Guilherme Augusto C. Camanducaia / João Paulo Silva Dominguetti / Kesley Alvert Dias Neves Brito / Núbia Souza Rodrigues

Orientador: Prof. Dr Wagner José Corrêa Silveira

Período de realização: 2019

Objetivo da atividade: combate ao tabagismo através da prevenção primária em estudantes de 12 a 17 anos por meio de aconselhamento, uso de softwares, materiais previamente testados e aplicados. O projeto recebe apoio da Escola de Medicina de Harvard e do BrighmandWomen’s Hospital, instituições que lideram a medicina no mundo.

Descrição da atividade: visita mensal em escolas públicas (selecionadas juntamente com a Secretaria de Educação do município) com duração de cerda de 90 minutos e utilização de materiais individuais e interativos, peças anatômicas e equipamentos para simples demonstrações.
Atividade extensionista: projetos

Coordenadores: Laura Cristina de Oliveira Ferreira, Jade Diniz Sakai, Luana Moreira Rezende Nunes, Eloise Capucho Foster, Júlia Spósito, Giovanna Paulino Pereira, Carla Benedita da Silva Tostes, Rebecca Silva Archanjo, Thiago Miranda Sales, Beatriz Mie Fukamachi Zaroni de Paiva.

Orientadora:  Prof.ª Dra. Rozana de Fátima Francisquini

Período de realização: 2º semestre de 2019

Objetivo da atividade: auxiliar no cuidado da saúde mental dos ACS das unidades de Estratégia de Saúde da Família dos bairros Santa Luzia, Santo Antônio, Avenida e Medicina.

Descrição da atividade: visitas quinzenais as estratégias de Saúde citadas acima com o propósito de ouvir os ACS e verificar quais problemas enfrentam diariamente na comunidade em que trabalham e, a partir do levantamento das demandas serão traçados planos de atuação de acordo com a necessidade apresentadas pelos agentes de cada comunidade.
Atividade extensionista:  projetos

Coordenadores: Maryana Helena de Souza Mendonça / Thaissa Aline Ribeiro / Júlia Rocha Morão / Maria Isabella Ferreira Neves / Patrícia Cabrelon Dominato / Isadora Ávila Borges de Oliveira / Maria Luiza Soares Felipe

Orientadora: Prof.ª Dra. Rozana de Fátima Francisquini

Período de realização: indefinido

Objetivo da atividade: levar humor, arte e alegria a idosos em casas de recuperação, crianças em creches e pacientes internados em hospitais, seus familiares e acompanhantes e assim transformar o ambiente em que estão inseridos.

Descrição da atividade: 

O projeto conta com 30 alunos do curso de medicina que são divididos em 6 grupos e revezam entre si para realizarem visitas nos finais de semana no Hospital de Clínicas. Os grupos caracterizam palhaços e passam por quartos da clínica médica e cirúrgica, e pediatria, para tocar músicas, conversar, fazer piadas e mágicas. Além disso, o projeto organiza eventos em asilos e creches a cada dois meses.

Atividade extensionista:  projetos

Coordenadores: Maria Paula Pelegrini Fontes / Luiz Henrique Silva de Sordi

Orientadora: Prof.ª Me. Suelén Ribeiro Miranda Pontes Duarte

Período de realização:  2019

Objetivo da atividade: promover o conhecimento acerca de saúde e bem-estar dos idosos em instituições de longa permanência, além de estimular a relação dos estudantes com a comunidade local. Bem como pretende-se promover a saúde e o bem-estar dos idosos participantes.

Descrição da atividade:

Serão realizadas visitas na Vila Vicentina Nossa Senhora de Aparecida, localizada no bairro São Vicente. Nessas visitas serão instigados o estado de saúde do idoso, bem como fatores de melhora e piora. Será promovido um breve exame físico composto por aferição de pressão arterial, inspeção do paciente, ausculta cardíaca e pulmonar, além disso, serão realizadas atividades recreativas junto aos idosos. 

Atividade extensionista: projetos

Coordenadores: Rodrigo Petrim Cruz, Tatiana Capistrano de Paula, Thaissa Aline Ribeiro, Thais Ramos de Oliveira, Gabriela de Souza Fernandes Diogo, Fernanda Ribeiro Guida, Karen Evelyn Rezende de Souza e Nicolle Germiniani Calvo.

Orientadora: Prof.ª Me. Suelén Ribeiro Miranda Pontes Duarte

Período de realização: 2019

Objetivo da atividade: realização de atividades que proporcionam uma melhoria na qualidade de vida dos jovens estudantes itajubenses

Descrição da atividade:

Desenvolvimento de atividades juntamente com os professores das escolas escolhidas, como rodas de conversas, palestras dinâmicas e aulas expositivas, visando a melhora da qualidade de vida e ressaltando a importância de conhecer as temáticas escolhidas: Bullying e Depressão, Obesidade, Alcoolismo e Tabagismo, Diabetes, Vacinação e Infecção Sexualmente Transmissível.

Atividade extensionista:  projetos

Coordenadoras: Aline Corrêa Pan / Ana Carolina Oliveira Ferreira / Anna Helena Metzker / Isabella de Oliveira Prado

Orientador: Prof. Dr. Roger William Moraes Mendes

Período de realização:  2019

Objetivo da atividade: visa educar, orientar e preparar a gestante para o parto humanizado, visando melhorar a qualidade nos atendimentos, tirar os temores das gestantes e diminuir os índices de cesariana

Descrição da atividade:

Agentes de saúde, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos serão educados através de um curso de gestantes, para que as informações acerca do parto humanizado sejam repassadas ao maior número de gestantes do município. Os temas abordados nos cursos serão: importância do pré-natal adequado, direitos da mulher enquanto gestante e na hora do parto, evolução do trabalho de parto natural, desmitificação o puerpério. Os cursos serão realizados nas seguintes estratégias de saúde da família (ESF): Nossa Senhora de Lourdes, Rebourgeon, Santa Luiza, Santa Rosa, Santo Antônio, São Vicente, Zona Rural, Boa Vista, Jardim das Colinas, Vila Isabel, Vila Rubens, Zona Rural 1, Avenida, Cruzeiro, Medicina, Nossa Senhora de Fátima, Piedade, Santa Rita de Cássia e Varginha. 

Atividade extensionista:  projetos

Coordenadores: Nicole Glaiser Rodrigues Silveira / Melina Pezzo Bustamante

Orientador: Profª. Drª. Glênia Junqueira Machado Medeiros

Período de realização:  2019

Objetivo da atividade: promover a saúde infantil, com auxílio dos pais ou responsáveis, a partir da prevenção de doenças crônicas como: diabetes, colesterol alto, hipertensão, somado a redução do sedentarismo, desnutrição e da disseminação de doenças típicas da infância.

Descrição da atividade:

O projeto capacitará os discentes da Liga de Pediatria sobre os principais temas e medidas preventivas e posteriormente, realizará ações como palestras, medidas antropométricas das crianças e adolescentes para posterior avaliação nutricional, acompanhamento da situação vacinal das crianças, realização de mutirões de saúde para mobilização da população e avaliação clínica quando necessário, tudo isso na UBS do bairro Medicina.

Atividade extensionista:  programas

Coordenadores: Christian Pietro Evangelista / Bruno Matida Bonardo / Jorge Henrique Lopes Mendes

Orientador: Prof. Dr. Wagner José Corrêa Silveira

Período de realização:  2019

Objetivo da atividade: orientação da população sobre a ajuda médica, conscientização dos temas relacionados a cor daquele mês segundo o Ministério da Saúde, Feedback da população sobre a qualidade e o atendimento dos sistemas de saúde, mensuração de pressão arterial e cálculo do índice de massa corporal (IMC), orientação para procura de ajuda médica caso seja observado variação na medição de Pressão Arterial ou de IMC.

Descrição da atividade:

Serão realizadas diversas ações por mês, sendo dois eventos na feira de sábado, dois eventos na feira de domingo, quatro eventos na feira de quinta feira e um evento geral no parque municipal. Durante todo o projeto serão realizados: mensuração de pressão, cálculo de IMC e orientações gerais. Nos meses com temáticas conhecidas por cores serão realizadas campanhas educativas que abordam o tema, com panfletagem de informações simples e com orientações gerais sobre as possíveis dúvidas.

Atividade extensionista:  programas

Coordenadores: Bruno Matida Bonardo / Francisco Samuel Silva Freitas / João Vitor Medeiros de Abreu / Paulo Eduardo Aliaga da Silveira 

Orientadores: Prof. Dr. Wagner José Corrêa Silveira / Prof. Dr. Lucas Magalhães dos Reis

Período de realização:  2019

Objetivo da atividade: devido à falta de suporte para garantir a segurança do atleta ao praticar atividades físicas, o projeto objetiva realizar uma avaliação Pré Participação em jovens atletas, até 17 anos, de Itajubá-MG, e fazer o supervisionamento das atividades propostas, acompanhando a evolução da saúde dos atletas. 

Descrição da atividade:

Serão realizadas consultas individuais e únicas, marcadas com antecedência em grupos de no máximo 30 atletas na unidade básica de saúde do bairro São Vicente. A partir da realização das atividades propostas durante a consulta será possível identificar a suspeita de doenças cardiovasculares, caso o atleta prossiga treinando com o objetivo de buscar alto rendimento esportivo. Por último, será realizado um ciclo de palestras para sanar as dúvidas dos pais e dos atletas relacionadas a medicina esportiva, entender a importância da Pré Participação (APP) e, também serão realizadas recomendações necessárias aos atletas para a prevenção de lesões e promoção de saúde em geral.

Atividade extensionista:  projetos

Coordenadores: Ana Laura Silva e Souza / Amanda Almeida Vicente Gonçalves / Isadora Borges Pires / Rafael Grossi Bessa Creado / Rafaela Marques Valentim Antunes

Orientadora: Prof.ª Dra. Maria Vilela Pinto Nakasu

Período de realização:  2019

Objetivo da atividade: através do projeto nomeado “CineDebate: diversidade e ética para a educação médica” que se propõe a favorecer o desenvolvimento de habilidades emocionais e éticas dos acadêmicos de medicina e território circundante mediante a projeção de filmes seguidos de debates, essa atividade extensionista promoverá a troca de valores que favorecerá a ampliação do repertório cultural e emocional dos alunos e comunidade, com vistas a fortalecer senso de tolerância com a diferença, seja ela racial, gênero ou classe social.

Descrição da atividade:

O CineDebate ocorrerá durante o período letivo com frequência bimestral, sempre nas quartas feiras, com duração de 4 horas. Cada encontro se dará por meio da projeção de um filme relacionado a um tema, seguido de debate sobre o mesmo. Os temas são: Relacionamentos, Drogas, Preconceito, Violência contra mulher, discursos sobre homossexualidade e gênero e, reflexões sobre o aborto.

Atividade extensionista: projetos

Coordenadora: Larissa de Almeida Chaves Faria, João Paulo Silva Dominguetti, Carolina Garcia Hudari, Maria Clara Fernandes de Almeida, Mariella Albino Campos, Bruna Pegorim Miller Cavicchini.


Orientador(a): Profa. Dra. Clarissa Santos de Carvalho Ribeiro

Período de realização: junho 2019 - junho 2020

Objetivo da atividade: Traçar o perfil dermatológico dos alunos da APAE Itajubá, avaliando suas necessidades de tratamento e atendê-los conforme a demanda, sendo o projeto orientado por profissional da área.

Descrição da atividade:Será realizada uma atividade de triagem, pelo qual determinará a prioridade do tratamento de pacientes com base na gravidade de seu estado, quando for necessário, além de direcionamentos aos cuidados conforme a demanda da instituição. Após essa triagem, os pacientes atendidos serão classificados conforme presença ou não de lesões de pele. Os pacientes atendidos que possuírem alterações ou lesões dermatológicas e que necessitem de tratamento, serão encaminhados para o atendimento com a especialista.
Atividade extensionista: projetos

Coordenadores: Samira Maragoni Alarcon / Mariana Martins Cipullo / Gabriella Teodoro Faria / Victoria da Silva Capucci / Silvia Carla de Jesus Narciso / Alfredo Pedro Risso / Luiza Lima Pinto de Souza / Daniele Marco da Silva

Orientadora: Prof.ª Dra. Roseane de Souza Candido Irulegui

Período de realização: 10 de agosto de 2019, das 12:00 às 20:00 horas

Objetivo da atividade: esclarecer aos alunos do ensino médio de Itajubá o curso de Medicina, explicitando suas diretrizes e especialidades da profissão. Ademais, o workshop tem por objetivo melhorar a qualidade do serviço de informação que a FMIT presta a comunidade. 

Descrição da atividade: estandes associados a um corredor informativo quanto às especialidades médicas e palestra ministrada pelos próprios alunos da Faculdade.
Atividade extensionista: eventos

Coordenadores: Bruna Victória A. T. Furtado, Luiza Garcia de Lima, Danielle Marco da Silva, Isadora Borges Pires, Jully Gabriela.

Orientadora: Prof.ª Dra. Maria Vilela Pinto Nakasu

Período de realização: 2019

Objetivo da atividade: Integrar a comunidade acadêmica e não acadêmica, incentivando a troca de idéias e conhecimento sobre a produção artístico-musical. Esse evento se propõe a revelar, valorizar e promover novos talentos, incentivar novas composições no campo da música e proporcionar ao público presente a oportunidade de conhecer e apreciar a música produzida. 

Descrição da atividade: o I FUI será dividido em três etapas: (1) Inscrições online, (2) Triagem, (3) Fase Final. As informações sobre o evento estarão contidas na página do Facebook: "Festival Universitário de Itajubá". 


PROJETOS 2018

Atividade extensionista: projetos

Coordenadores: Ana Claudia Bellini Vasconcelos / Eduarda Ribeiro da Silva Dantas  Amanda Vilela Felicioni, Samira Marangoni Alarcon

Orientadora: Prof.ª Drª Maria das Graças Mota Cruz de Assis Figueiredo

Período de realização: 2018

Objetivo da atividade: melhoria do contexto de vida dos indivíduos das instituições Lar da Providência e Centro de Apoio e Integração do Deficiente de Itajubá e também, de quem perdeu entes queridos, a finalidade é ajudar quem precisa de atenção, amenizar a não integração social e o preconceito sofrido pela comunidade.

Descrição da atividade: ação da na educação infantil através de um método gráfico (gibi) para tratar de assuntos delicados, palestras de conteúdo acessível de forma a esclarecer em questões básicas como diabetes, hipertensão, higiene pessoal e como lidar com a doença nesse contexto de vida. Além disso, dinâmicas e conversas serão realizadas, no grupo de Luto.
Atividade extensionista: projetos

Coordenadores: Giovanna Helena do Prado Orladi Pereira / Isabela Fidelis Saba / Julia Sposito / Lívia Maria Cunha Di Lorenzo

Orientadora: Prof.ª Dra. Suelén Ribeiro Miranda Pontes Duarte

Período de realização: novembro de 2018

Objetivo da atividade: desenvolver atividades juntamente com a equipe multiprofissional do Lar da Providência, como alongamento, dança e práticas lúdicas, voltadas aos idosos, visando a melhora da qualidade de vida e ressaltando a importância do autocuidado.

Descrição da atividade: encontros mensais com duração de 05 horas cada, nos fins de semana com aplicação de questionário, prática de alongamentos e exercícios físicos, brincadeiras interativas e oficina de dança.
O Núcleo de Extensão (NEx) da Faculdade de Medicina de Itajubá, mais que um simples agrupamento de representantes acadêmicos, constitui um instrumento destinado a interligar as atividades de extensão com as demandas da comunidade.
Atividade extensionista: projetos

Coordenadores: Luiz Henrique Silva de Sordi / Maria Paula Pelegrini Fortes

Orientadora: Prof.ª Dra. Suelén Ribeiro Miranda Pontes Duarte

Período de realização: 2018

Objetivo da atividade: promover o conhecimento acerca da saúde e bem-estar dos idosos em instituições de longa permanência, além de estimular a relação dos estudantes da FMIT com a comunidade local.

Descrição da atividade: visitas a Vila Vicentina, localizada no bairro São Vicente desenvolvendo atividades com o objetivo de conhecer o estado de saúde e as necessidades dos moradores. Atividades: aferir pressão, glicemia e conversação com os idosos sobre seus estados de saúde e suas rotinas. Além disso, realização de atividades recreativas (jogos de baralho, bingo, brincadeiras com bexiga e música).
Atividade extensionista: prestação de serviços

Coordenadora: Maryana Helena de Souza Mendonça

Orientador: Prof. Dr. Reginaldo Cipullo

Período de realização: 2018

Objetivo da atividade: orientar atletas que participaram da corrida, sobre a preparação adequada para realização de atividades físicas, principalmente sobre o controle da pressão arterial e da glicemia por meio de dieta e hidratação adequados.

Descrição da atividade: aferimento de pressão arterial antes da corrida e verificação da glicemia, a partir dos resultados os colaboradores indicaram a realização ou não da prova, apresentando os riscos quando existentes.
Atividade extensionista:  eventos

Orientadora: Prof.ª Clarissa dos Santos Carvalho Ribeiro e Profª. Roseane Irulegui

Período de realização:  01/12/2018

Objetivo da atividade: estimular a população na prevenção e no diagnóstico ao câncer de pele através da campanha da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). A campanha realizada na FMIT pretenderá enviar os dados coletados para o estudo traçado do perfil epidemiológico do câncer de pele no Sul de Minas.

Descrição da atividade:
Mutirão de Prevenção com exame de preventivo gratuito. Ações de educação sobre a prevenção e distribuição de amostras de protetor solar e panfletos informativos.
Atividade extensionista:  eventos

Coordenadores: Gabriela Gonçalves Souza / Maria Theresa Iorio Venturi

Orientadora: Prof.ª Dra. Eliane Aparecida de Andrade

Período de realização:  01 de setembro a 02 de dezembro de 2018

Objetivo da atividade: abordar assuntos de impacto social à população Itajubense para que haja uma conscientização a respeito de temas recorrentes e de muita relevância na saúde da população.

Descrição da atividade:

Transmissão de informações a respeito dos assuntos: HIV/AIDS, Câncer de Pele, Obesidade, Leptospirose, Relação entre Cérebro e Microbiota Intestinal, Lavagem das mãos, Hipertensão, Abuso de Drogas e Lixo. Apresentação destes temas no Parque Municipal de Itajubá através de estações para propagação do conhecimento e esclarecimento de eventuais dúvidas.

Atividade extensionista:  programas

Coordenadores: Brendha Carvalho Pontes Duarte / Luiza Gamba Gomes

Orientadora: Prof.ª Me. Suelén Ribeiro Miranda Pontes Duarte

Período de realização:  2018

Objetivo da atividade: conhecer a percepção de profissionais da Estratégia da Família sobre promoção de saúde em campo e dessa forma o programa receberá um teor complementar à Estratégia de Saúde da Família de bairros carentes de Itajubá, capacitando a sociedade, por meio de debate ativo, a atuar na manutenção da saúde.

Descrição da atividade:

O programa possui os seguintes projetos iniciais: Projeto Conversa de Portão, Projeto Ao Vivo e a Cores, Projeto Corciente Ativo, todos se baseiam em campanhas de saúde realizados em cada mês. Fevereiro roxo: Mal de Alzheimer, Março azul marinho: Câncer de Intestino, Abril azul: Autismo, Maio amarelo: Prevenção de acidentes de trânsito, Junho vermelho e laranja: Doação de sangue e Combate a Leucemia, Julho amarelo: Herpes virais, Agosto dourado: Aleitamento materno, Setembro amarelo: Prevenção ao suicídio, Outubro rosa: câncer de mama e de colo de útero, Novembro azul: Câncer de Próstata, Dezembro vermelho: combate ao HIV.

Atividade extensionista: eventos

Coordenadores:  Douglas Nunes Cavalcanti / João Gabriel Possetti  / Leonardo Damalio Luis / Marcela Aniceto / Vitória Del Sarto Zanetti Silva

Orientadora: Prof.ª Drª Roseane Cândido Irulegui

Período de realização: 2018

Objetivo da atividade: Evento esportivo com corrida e caminhada, de caráter lúdico, realizado em prol de Novembro Azul (conscientização câncer de próstata) com objetivo de alcançar a conscientização populacional indo ao encontro da redução dos fatores de riscos que geram morbidades e afetam a qualidade de vida e a saúde dos homens.

Descrição da atividade: 
Data: 26/11/2017
Duração: 08:00h às 11:30h
Local: Saída do Parque Municipal de Itajubá seguindo pela Avenida BPS
Atividade extensionista: 

Coordenadores: Luiz Henrique Silva de Sordi  / Maria Paula Pelegrini Fontes

Orientador: Prof. Dr Wagner José Corrêa Silveira

Período de realização: 1° semestre de 2018

Objetivo da atividade: promover o conhecimento acerca da saúde e bem-estar dos moradores do bairro Medicina de Itajubá, além de estreitar a relação entre os alunos da FMIT e a comunidade.

Descrição da atividade: reuniões na última quinta feira de cada mês, na Faculdade, com metodologia de debate cujo conteúdo promoverá a saúde entre esses moradores.
Atividade extensionista: projetos

Coordenadores: Guilherme Augusto C. Camanducaia / João Paulo Silva Dominguetti / Kesley Alvert Dias Neves Brito / Núbia Souza Rodrigues

Orientador: Prof. Dr Wagner José Corrêa Silveira

Período de realização: 2018

Objetivo da atividade: combate ao tabagismo através da prevenção primária em estudantes de 12 a 17 anos por meio de aconselhamento, uso de softwares, materiais previamente testados e aplicados. O projeto recebe apoio da Escola de Medicina de Harvard e do BrighmandWomen’s Hospital, instituições que lideram a medicina no mundo.

Descrição da atividade: visita mensal em escolas públicas (selecionadas juntamente com a Secretaria de Educação do município) com duração de cerda de 90 minutos e utilização de materiais individuais e interativos, peças anatômicas e equipamentos para simples demonstrações.
Atividade extensionista: projetos

Coordenadores: Laura Cristina de Oliveira Ferreira, Jade Diniz Sakai, Luana Moreira Rezende Nunes, Eloise Capucho Foster, Júlia Spósito, Giovanna Paulino Pereira, Carla Benedita da Silva Tostes, Rebecca Silva Archanjo, Thiago Miranda Sales, Beatriz Mie Fukamachi Zaroni de Paiva.

Orientadora:  Prof.ª Dra. Rozana de Fátima Francisquini

Período de realização: 2018

Objetivo da atividade: auxiliar no cuidado da saúde mental dos ACS das unidades de Estratégia de Saúde da Família dos bairros Santa Luzia, Santo Antônio, Avenida e Medicina.

Descrição da atividade: visitas quinzenais as estratégias de Saúde citadas acima com o propósito de ouvir os ACS e verificar quais problemas enfrentam diariamente na comunidade em que trabalham e, a partir do levantamento das demandas serão traçados planos de atuação de acordo com a necessidade apresentadas pelos agentes de cada comunidade.
Atividade extensionista: eventos

Coordenadores: Amanda Almeida / Christian Pietro Evangelista

Orientadora: Prof.ª Dra. Roseane de Souza Candido Irulegui

Período de realização: 1º semestre de 2018

Objetivo da atividade: orientar a população sobre os tipos de hepatite, formas de contágio e tratamento, mensuração de pressão arterial e mensuração do conhecimento da população sobre a hepatite por meio de conversa.

Descrição da atividade: parceria com a Secretária Municipal de Saúde de Itajubá. Entrega de materiais informativos sobre a importância de prevenção e vacinação das hepatites.
Atividade extensionista:  projetos

Coordenadores: Maryana Helena de Souza Mendonça / Thaissa Aline Ribeiro / Júlia Rocha Morão / Maria Isabella Ferreira Neves / Patrícia Cabrelon Dominato / Isadora Ávila Borges de Oliveira / Maria Luiza Soares Felipe

Orientadora: Prof.ª Dra. Rozana de Fátima Francisquini

Período de realização: indefinido

Objetivo da atividade: levar humor, arte e alegria a idosos em casas de recuperação, crianças em creches e pacientes internados em hospitais, seus familiares e acompanhantes e assim transformar o ambiente em que estão inseridos.

Descrição da atividade: 

O projeto conta com 30 alunos do curso de medicina que são divididos em 6 grupos e revezam entre si para realizarem visitas nos finais de semana no Hospital de Clínicas. Os grupos caracterizam palhaços e passam por quartos da clínica médica e cirúrgica, e pediatria, para tocar músicas, conversar, fazer piadas e mágicas. Além disso, o projeto organiza eventos em asilos e creches a cada dois meses.

Atividade extensionista: projetos

Coordenadores: Rodrigo Petrim Cruz, Tatiana Capistrano de Paula, Thaissa Aline Ribeiro, Thais Ramos de Oliveira, Gabriela de Souza Fernandes Diogo, Fernanda Ribeiro Guida, Karen Evelyn Rezende de Souza e Nicolle Germiniani Calvo.

Orientadora: Prof.ª Me. Suelén Ribeiro Miranda Pontes Duarte

Período de realização: 2018

Objetivo da atividade: realização de atividades que proporcionam uma melhoria na qualidade de vida dos jovens estudantes itajubenses

Descrição da atividade:

Desenvolvimento de atividades juntamente com os professores das escolas escolhidas, como rodas de conversas, palestras dinâmicas e aulas expositivas, visando a melhora da qualidade de vida e ressaltando a importância de conhecer as temáticas escolhidas: Bullying e Depressão, Obesidade, Alcoolismo e Tabagismo, Diabetes, Vacinação e Infecção Sexualmente Transmissível.

Atividade extensionista:  programas

Coordenadores: Christian Pietro Evangelista / Bruno Matida Bonardo / Jorge Henrique Lopes Mendes

Orientador: Prof. Dr. Wagner José Corrêa Silveira

Período de realização:  2018

Objetivo da atividade: orientação da população sobre a ajuda médica, conscientização dos temas relacionados a cor daquele mês segundo o Ministério da Saúde, Feedback da população sobre a qualidade e o atendimento dos sistemas de saúde, mensuração de pressão arterial e cálculo do índice de massa corporal (IMC), orientação para procura de ajuda médica caso seja observado variação na medição de Pressão Arterial ou de IMC.

Descrição da atividade:

Serão realizadas diversas ações por mês, sendo dois eventos na feira de sábado, dois eventos na feira de domingo, quatro eventos na feira de quinta feira e um evento geral no parque municipal. Durante todo o projeto serão realizados: mensuração de pressão, cálculo de IMC e orientações gerais. Nos meses com temáticas conhecidas por cores serão realizadas campanhas educativas que abordam o tema, com panfletagem de informações simples e com orientações gerais sobre as possíveis dúvidas.

Atividade extensionista: projetos

Coordenadores: Samira Maragoni Alarcon / Mariana Martins Cipullo / Gabriella Teodoro Faria / Victoria da Silva Capucci / Silvia Carla de Jesus Narciso / Alfredo Pedro Risso / Luiza Lima Pinto de Souza / Daniele Marco da Silva

Orientadora: Prof.ª Dra. Roseane de Souza Candido Irulegui

Período de realização: 2018

Objetivo da atividade: esclarecer aos alunos do ensino médio de Itajubá o curso de Medicina, explicitando suas diretrizes e especialidades da profissão. Ademais, o workshop tem por objetivo melhorar a qualidade do serviço de informação que a FMIT presta a comunidade. 

Descrição da atividade: estandes associados a um corredor informativo quanto às especialidades médicas e palestra ministrada pelos próprios alunos da Faculdade.