NAPED


REGULAMENTO DO NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO E EXPERIÊNCIA DOCENTE - NAPED


Dispõe sobre a composição, atribuições e funcionamento do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente da Faculdade de Medicina de Itajubá.    

Capítulo I: Do conceito, finalidades e objetivos

Art. 1º - O Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente – NAPED, no âmbito da estrutura organizacional da FMIt, caracteriza-se como um órgão de apoio didático-pedagógico, subordinado à Diretoria Acadêmica, constituindo-se um instrumento de análise, orientação e acompanhamento do processo educacional dos cursos da Instituição.

Art. 2º - São objetivos do NAPED: I – Promover a adequação do processo educacional da FMIT, em conformidade com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) e as Diretrizes Curriculares Nacionais; II – Promover estudos e pesquisas pedagógicas relevantes ao aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem na FMIT; III – Promover atividades de interesse dos professores, visando à reflexão sobre a tarefa educacional; IV - Propor e executar os Programas de Desenvolvimento Docente para a permanente qualificação dos professores; V – Sugerir procedimentos com vistas à otimização do processo de ensino e aprendizagem; VI – Apoiar os professores, de forma coletiva ou individualizada, nos processos de planejamento, desenvolvimento e avaliação das atividades docentes; e VII – Exercer outras atribuições que lhe forem conferidas pelo Diretor Acadêmico.  

  Capítulo II: Da composição

Art. 3º - O NAPED é constituído por: I - Um coordenador do núcleo, designado pelo Diretor Acadêmico; e II – Um Professor de cada área temática previstas nas DCN dos cursos e no PPC  

Art. 4º - Caberá ao Diretor Acadêmico expedir o ato formal de constituição do Núcleo.

Capítulo III: Das atribuições

Art. 5º - São atribuições dos membros do NAPED: I – Participar das reuniões ordinárias e extraordinárias do NAPED; II – Participar de ações do núcleo que visem orientar os professores sobre questões de caráter didático-pedagógico; III – Organizar oficinas de capacitação docente quanto à prática de métodos ativos de ensino-aprendizagem, bem como quanto ao uso de novas tecnologias educacionais; IV - Desempenhar as demais atividades que recaiam no âmbito de suas competências e aquelas delegadas ou definidas pela coordenação do núcleo e/ou diretoria acadêmica.  

Art. 6º - São atribuições do coordenador do NAPED: I - Representar o núcleo junto à Diretoria Acadêmica e Geral da FMIt; II - Propor e receber propostas de atividades inerentes ao NAPED, bem como designar aos demais membros sua participação e responsabilidade sobre elas. III- Convocar reuniões ordinárias e/ou extraordinárias em conformidade com este regulamento. IV - Conduzir as reuniões. V - Emitir e assinar documentos de competência do NAPED

  Capítulo IV: Do funcionamento  

Art. 7º - O NAPED se reunirá ordinariamente duas vezes em cada semestre, e extraordinariamente, sempre que necessário, mediante convocação da coordenação do núcleo ou da Diretoria Acadêmica.

Art. 8º - Os representantes do NAPED que não comparecem às reuniões, sem prévia justificativa, por duas vezes consecutivas ou três alternadas, serão substituídos por outro docente eleito pelos demais componentes do respectivo núcleo.  

  Capítulo V: Das disposições finais

Art. 9º - Os casos omissos que eventualmente surgirem no desenvolvimento do presente Regulamento serão analisados e resolvidos pela Diretoria Acadêmica e Geral e, em última instância, pelo Conselho Superior de Ensino.

Art. 10º - O presente Regulamento entra em vigor na data de sua publicação, revogada as disposições em contrário.  
 

Itajubá, novembro de 2018.  
Diretor Acadêmico FMIt