Ações de promoção de saúde

Programa de Mindfulness para prevenção de estresse e ansiedade e promoção da qualidade de vida


O programa de meditação e saúde na universidade, reúne estratégias de autorregulação de atenção, memória, impulsos, emoções, pensamentos, respostas comportamentais, de consciência de automatismos (awareness), percepção e aumento de gentileza consigo e com os outros e do desenvolvimento de estratégias comunicacionais mais efetivas e assertivas, baseadas na Psicologia, na Terapia cognitivo-Comportamental, na Meditação Mindfulness e no Yoga.

O programa foi elaborado tendo por inspiração programas de auto monitoramento emocional e meditação com efeitos benéficos comprovados em situações de ansiedade, sintomas intensos de estresse físico e mental, eventos depressivos, insônia, dificuldade de concentração, procrastinação, irritabilidade, dores localizadas e atividades imunológicas reduzidas (GOLEMAN, 2004; KABAT- ZIN,2018; GEMER E NEFF,
2017; SABAN, 2015).

Data Programação
15/04/2019 Saindo do piloto automático: refletindo sobre a ansiedade no cotidiano.
Ansiedade e estresse contra e favor da saúde.
Prática: Regulando a atenção e emoções no corpo.
22/04/2019 Criando um espaço para acalmar a mente e o corpo.
Modelos mentais e observação de eventos e comportamentos impulsivos.
Prática: A sabedoria do corpo na respiração.
06/05/2019 Aceitação da realidade e desenvolvendo habilidades em situações difíceis.
Aceitação e atitudes de abertura diante de eventos difíceis.
Mecanismo evitativos e sofrimentos.
Prática: Meditando com as dificuldades.
20/05/2019 A mente é a inimiga.
Natureza e desenvolvimento dos pensamentos.
Prática: Observação dos pensamentos.
03/06/2019 Compassividade e humanidade compartilhada.
Os mecanismos de empatia, simpatia, escuta, compaixão e condição humana.
Prática: Reconhecendo e lidando com a dor.
17/06/2019 Fortalecendo o compromisso com valores.
Revisão de intenções, valores e motivações de vida.
Prática: Fortalecendo intenções.


Festival Universitário Itajubense (FUI)

O  FUI é um festival musical que visa incentivar a criação e atrelamento de estudantes a música, possibilitando a troca de ideias e a revelação de novos talentos no campo artístico-musical.

Cada participante ou grupo poderá inscrever apenas uma composição musical, inédita e original, a qual será analisada e indicada a participar da Fase Eliminatória do I FUI 2019.

A inscrição no I FUI 2019 deverá ser realizada por um aluno universitário regularmente matriculado. No entanto, na banda participante poderá conter, também, integrantes que não sejam estudantes.

 Facebook do FUI


Projeto de Extensão Cinedebate: diversidade e ética para a educação médica

      

Diversidade e Ética para a educação médica. 🔻🎥
O CINE DEBATE é um projeto de extensão que se propõe a favorecer o desenvolvimento de habilidades emocionais e éticas dos acadêmicos de medicina e território circundante mediante a projeção de filmes e documentários que abordam temas relevantes na sociedade, como o racismo, violência contra a mulher, abuso de medicamentos, entre outros, seguidos de debates com atores do território.

 Anfiteatro Dr. Albert Sabin - FMIT

 Sempre às 19:0 horas

Acompanhe a seguir a programação!

Data Tema Filme
17/04/2019 Amor Amor?
15/05/2019 Drogas Take your pills
05/06/2019 Preconceito A negação do Brasil
07/08/2019 Violência contra mulher Filhas da índia
04/09/2019 Gênero Leve-me para sair
16/10/2019 Aborto Clandestinas


 

Grupo de Apoio em Saúde Mental

 O Grupo de Apoio em Saúde Mental ocorre mensalmente e tem como objetivo promover um espaço de reflexão e elaboração de questões produtoras de sofrimento psíquico. O grupo se destina a todos os acadêmicos da Fmit, em especial aqueles que buscam individualmente o NAP para apoio psicológico. São tratados temas variados como ansiedade e sua gestão, comunicação não violenta, resiliência, além de ser um contexto de partilha de experiências e rede de apoio.



Projeto de Extensão Minuto NAP

Projeto realizado em parceria com o NAP.

O objetivo principal do projeto é o de gerar e transmitir informações que auxiliem no equilíbrio da saúde mental do   acadêmico de medicina   concernentes aos desafios impostos pela pandemia do Covid 19, ao processo de formação   acadêmica e ao fortalecimento da sensibilidade ética  e da inteligência afetiva e emocional do discente.


Objetivos específicos:


Pandemia Covid-19: Pretende-se orientar os estudantes com informações de qualidade, guias práticos para auxílio da   rotina e orientações de auto-conhecimento em época de confinamento. Igualmente, serão avaliadas e veiculadas informações com base científica (com o auxílio de profissionais em cada área específica) relacionadas à pandemia do Covid 19.

Formação Acadêmica e Futuro: Pretende-se promover um espaço de discussão e trocas de informação sobre questões ligadas ao futuro do acadêmico de medicina e panorama do médico (incluindo o recém-formado). Questões tais como: escolha da especialidade médica, preparação e prova de residência médica, inserção no mercado de trabalho, administração da carreira, formação continuada.
Promover um espaço de reflexão e discussão sobre as competências e habilidades emocionais do acadêmico de medicina, incluindo temas como ética, habilidades de comunicação, resiliência, qualidade de vida, bem-estar e felicidade.

Resultados Esperados:
Espera-se ampliar a formação humanística do futuro médico e comunidade, mediante a reflexão de questões de natureza formativa, ética e relacionais. Espera-se criar um espaço de debate interação entre atores sociais, troca de experiências e opiniões, oferecendo um estímulo para o exercício da sensibilidade para lidar com questões humanas e conflituosas.
Do mesmo modo, espera-se instrumentalizar os acadêmicos e comunidade a combaterem os efeitos negativos da pandemia e ampliar os espaços de discussão e trocas de informações sobre a formação profissional e cuidado à saúde mental.