INTERNATO

Apresentação

O Internato do Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Itajubá é um estágio curricular obrigatório em Medicina e deve incluir como etapa integrante da graduação, estágio curricular obrigatório de formação em serviço, requisito obrigatório para a colação de grau. O Estágio deve ser feito sob supervisão docente, em serviços próprios, conveniados ou em regime de parcerias estabelecidas por meio de Contrato Organizativo da Ação Pública Ensino-Saúde com as Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde, conforme previsto no art. 12 da Lei nº 12.871, de 22 de outubro de 2013, com carga horária mínima de 35% (trinta e cinco por cento) da carga horária total do curso.

Respeitando a resolução acima citada, o Internato FMIT terá como preceito a seguinte regra em se tratando de carga horária: mínimo de 30% (trinta por cento) de sua carga horária total para o desenvolvimento de estágio em Atenção Básica e em Serviço de Urgência e Emergência do Sistema Único de Saúde (SUS), máximo de 70% (setenta por cento) da carga direcionada para o desenvolvimento de aspectos essenciais das áreas de Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Saúde Coletiva e Saúde Mental, em atividades eminentemente práticas.

O internato FMIT tem como base para o seu desenvolvimento o Currículo EPA (Entrustable Professional Activities / Atividades Profissionais Confiáveis), modelo curricular que contempla 13 (treze) competências específicas para a formação do médico, melhor descrita no manual do aluno 2022.

Para o estágio obrigatório em regime de internato do Curso de Graduação em Medicina:

  1. A jornada semanal de prática compreenderá períodos de plantão que poderão atingir até 12 (doze) horas diárias, observado o limite de 40 (quarenta) horas semanais, nos termos da Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre o estágio de estudantes.
  2. O aluno deverá ter frequência de 100% (cem por cento) da carga horária estabelecida em cronograma de atividades.

Internato 5ºano: Acesse o manual  “Em caso de falta (ausência) a alguma atividade, o aluno tem o prazo 24 horas para apresentar, por meio de comunicado escrito, à coordenação do Internato, documento que comprove de modo consistente a sua ausência, obedecendo os itens de justificativa de ausência descritos no Art. 29º.”

Internato 6ºano: Acesse o manual “As faltas devem ser justificadas dentro do período máximo de 2(dois) dias úteis, por comunicado escrito, à coordenação do Internato, documento que comprove de modo consistente a sua ausência, obedecendo os itens de justificativa.”

  1. As faltas justificadas devem ser repostas pelo aluno para garantir o cumprimento da carga horária e frequência total estabelecida para o internato. A ausência não justificada em qualquer atividade do estágio será registrada como falta gravíssima, pesando como desabono à sua aprovação.

 

As Obrigações diárias dos Internos são:

    1. Cartão de vacina atualizado.
    2. Uniforme: Jaleco branco, sapato fechado e crachá de identificação.
    3. Não utilizar adornos como brincos grandes, anéis, pulseiras e usar o cabelo preso.
    4. Conhecer e seguir as regras da CCIH local.
    5. Pontualidade em todas as atividades práticas e/ou teóricas.

Contato

[email protected]

WhatsApp: 35 9 98866763

Comunicado APS

Gestão do Internato

Paula Carvalho Salomon

[email protected]

Coordenadora

Fabiana Fraga

[email protected]

Coordenadora Adjunta

Aline Souza

[email protected]

Secretária

Francine Freire

[email protected]

Secretária

Coordenadores de Áreas:
Clínica Médica: Lucas Magalhães Reis
Clinica Cirúrgica: Marcelo Mendonça Rodrigues
Clínica Pediátrica: Hélio Alves
Clinica Ginecológica e Obstétrica: Luiz Armando Teixeira
Clinica Urgência e Emergência / Saúde Mental: Fabiana Fraga
Clinica APS: João Paulo Nazareth Senna Gonçalves