Institucional

  • Confira nossa estrutura, administração e documentos

Uma instituição em movimento

Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIT) é uma faculdade privada localizada no município de Itajubá, Minas Gerais.

Fundada em 10 de abril de 1968 pelo então governador de São Paulo, Laudo Natel, a FMIT possuía desde 1972 como mantenedora a Associação de Integração Social de Itajubá (AISI).

No ano de 2018 o grupo NRE Educacional compra uma porcentagem da instituição e a mantenedora passa a ser o Centro de Ciências em Saúde de Itajubá (CCSI).

A Instituição conta com cinco décadas de existência, tem como foco o desenvolvimento e excelência na formação médica.

Em Março de 2019, nasce a Afya, fruto da união do grupo NRE Educacional, um dos maiores grupos de ensino do país, com o MedCel, líder em cursos preparatórios para residência médica, especializações e atualizações. Com várias instituições pelo país, a Afya investe em larga escala em seus profissionais, equipamentos, metodologias de ensino e estrutura, visando um ambiente que proporcione qualidade aos seus alunos e professores.

Itajubá-MG

Situado no sul de Minas Gerais, o município integra o circuito turístico dos Caminhos do Sul de Minas. Possui aproximadamente 96.000 habitantes e uma área demográfica de 294,8 km².

A cidade é conhecida pela grande quantidade de instituições de ensino público e privada que oferecem cursos de enfermagem, engenharias, ciências contábeis, entre outras. O desenvolvimento da cidade se dá por conta desse polo universitário, onde os estudantes contribuem diretamente com o crescimento da economia na rede imobiliária, comércio e turismo.


Conheça nossa estrutura física

Sala de Metodologias Ativas

A sala de aula invertida proporciona acesso a experiências inovadoras de educação que estão sendo utilizadas pelas principais instituições educacionais do Brasil e do exterior.

Todas as paredes são usadas como projetores e como lousa. Não existe uma frente, as mesas são organizadas em grupo de forma circular, para fomentar o debate.

Agora é o aluno que constrói o seu conhecimento através de experiências significativas e o professor é o mediador que auxilia neste processo. O método garante uma educação mais consistente, em que o aluno adquire conhecimento não apenas como ouvinte de uma aula, mas como um agente participativo desta construção.

Biblioteca Prof. Dr. Eurípedes Garcia

A Biblioteca "Prof. Dr. Eurípedes Garcia", da Faculdade de Medicina de Itajubá, oferece recursos de informação que servem de subsídio para o planejamento, estudo, análise e desenvolvimento do ensino e pesquisa na área de Ciências da Saúde.
Instalada em um espaço de 446,66 m², foi projetada para atender aos padrões adequados de normas de segurança e acessibilidade.
A Biblioteca oferece espaços confortáveis e climatizados, buscando proporcionar um ambiente agradável e harmonioso favorável aos estudos.

Nosso espaço é composto por:

  • Cabines de estudo em grupo;
  • Cabines de estudo individual;
  • Computadores para acesso à Internet;
  • Terminal de consulta ao acervo;
  • Rede Wireless;
  • Ambiente lounge para leitura.

A biblioteca é informatizada, possibilitando a otimização das atividades de circulação e pesquisa. Nosso acervo é classificado de acordo com a NLM Classification e catalogado segundo as normas do Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR-2).


Leia mais sobre a Biblioteca 

Laboratório de Informática e rede de internet

Possuímos um laboratório de informática climatizado, com projetor e diversos computadores. Esses computadores contam com o pacote Office, antivírus e outros softwares que garantem uma usabilidade satisfatória para nossos acadêmicos.

A rede wireless da FMIT conta com diversos aparelhos espalhados em sua estrutura, garantindo uma cobertura de sinal eficaz. Com um portal de autenticação nossa rede fica bem restrita entrando na política da Lei do Marco Civil.

Sala dos Professores

A sala dos professores é um ambiente climatizado e conta com 9 computadores distribuídos em 9 mini salas, capazes de garantir uma privacidade aos docentes na realização de algumas atividades como lançamento de notas e faltas no portal educacional. Além do mais, possui um espaço para realização de reuniões e um espaço reprográfico utilizado para impressão de provas, trabalhos e outros materiais pedagógicos.

Auditórios

Nosso auditório Albert Sabin, conta com estrutura privilegiada para receber até 400 pessoas nos mais diversos eventos e atividades pedagógicas. Já o Mini-Auditório tem capacidade para 150 pessoas e pode ser utilizado para aulas, mini cursos e eventos de porte menor.