FAQ FMIT

Dúvidas Frequentes

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Consulte sua dúvida por departamento:

  • Quando sai o edital do Vestibular? Como me inscrevo?

Os Processos Seletivos da FMIT são publicados no link https://www.fmit.edu.br/sites/processo-seletivo e nos canais de comunicação oficiais da FMIT.

 

  • A instituição fornece algum programa de Bolsa de Estudos?

Sim, oferecemos bolsas através do PROUNI www.prouniportal.mec.gov.br, programa do Governo Federal.

 

  • A Instituição tem financiamento próprio?

Temos financiamentos particulares com os seguintes bancos conveniados: BRADESCO, SANTANDER, SICREDI E SICOOB e FIES www.fies.mec.gov.br

 

  • Qual o valor da mensalidade?

O valor da mensalidade atual é correspondente ao valor publicado no Edital de Vestibular

 

  • Para a matrícula, a instituição exige fiador?

Sim, conforme edital do período vigente.

 

  • A instituição aceita transferências?

Se houver vagas o edital estará disponível no site da FMIT www.fmit.edu.br.

É importante ressaltar que a FMIT só aceita transferências de faculdades nacionais.

 

  • Sobre o pagamento de matrícula / rematrícula / mensalidade, é possível alterar a data do vencimento do boleto?

A data do vencimento é estipulada no contrato de prestação de serviços já em acordo com o próprio cliente / empresa. Por isto, não é possível realizar a alteração da data de vencimento do boleto.

 

  • Como solicitar documentação acadêmica?

Através dos canais de atendimento da Secretaria geral:

WhatsApp e tel. 35 3181-9986 E-mail: [email protected] e Portal do aluno.

 

  • Qual o método de ensino da FMIT, tradicional ou PBL?

O método utilizado é Aprendizagem Baseada em Problemas - PBL, que vem do inglês Problem Based Learning.

 

  • O aluno apresentando atestado, é possível o abono de falta?

Para os casos de atestados/laudos médicos inferiores a 15 dias não será considerado abono/justificativa de faltas devido estarem sendo contemplados no percentual de faltas de até 25% em que o aluno tem direito adquirido. Mais de 15 dias serão justificadas com atendimento domiciliar.

 

  • Sou aluno e quero solicitar a 2ª chamada, como fazer?

O aluno que perder alguma avaliação por motivo justificado terá que solicitar o serviço de segunda chamada, pagando taxa correspondente. Tal requerimento será analisado pela coordenação do curso e, caso apresente motivo justificado em lei, o aluno terá direito à reavaliação. Parágrafo único – O prazo para dar entrada no requerimento de segunda chamada é de, no máximo, 2 (dois) dias letivos após a aplicação da avaliação, e deve ser acompanhado de atestado médico ou outro que justifique sua ausência no dia da avaliação.

 

  • Sou aluno e quero solicitar revisão de prova, como fazer?

Caso discorde da correção feita pelo professor, o aluno tem o prazo máximo de 2 (dois) dias letivos para solicitar revisão de prova junto à Secretaria Geral.

  • Sou aluno e quero solicitar revisão de frequência, como fazer?

Caso discorde do lançamento de falta feito pelo professor, o aluno tem o prazo máximo de 10 (dez) dias letivos para solicitar revisão de prova junto à Secretaria Geral.

 

  • Como alterar a senha do portal do aluno?

Através dos canais de atendimento da Secretaria geral:

WhatsApp e tel. 35 3181-9986 E-mail: [email protected] Portal do aluno

 

  • Como faço para solicitar aproveitamento de disciplina?

Através dos canais de atendimento da Secretaria geral:

WhatsApp e tel. 35 3181-9986 E-mail: [email protected] Portal do aluno

De acordo com o prazo estipulado no calendário acadêmico. https://s3.us-east-1.amazonaws.com/assets.fmit.edu.br/arquivos/institucional/regimento/aproveitamento-de-estudos-final.pdf

 

  • Como fazer a antecipação do semestre com desconto?

A solicitação deve ser feita, no portal do aluno, conforme as datas previstas em edital.

  • Como solicitar a antecipação de anuidade com desconto?

A solicitação deve ser feita, no portal do aluno, conforme as datas previstas em edital.

  • Como é contabilizada a multa de materiais que estiverem em atraso?

É contabilizada por dia de atraso, e pela quantidade de títulos que estejam atrasados. Não conta sábados, domingos e feriados

 

  • Como posso saber se a Biblioteca possui a obra de que necessito?

Você deve fazer a consulta no catálogo da Bib-FMIT –RM Biblioteca.

Disponível em: https://portal.afya.com.br/Corpore.Net/Source/Bib-Biblioteca/Public/BibConsultaAcervo.aspx?NewPesqPublic=T

 

  • Como realizar um empréstimo em tempos de pandemia COVID-19?

Pensando em uma forma segura de atender nossos alunos, a Biblioteca está realizando os empréstimos por agendamento. Para maiores informações acessar: https://minhaagendavirtual.com.br/emprestimoagendadofmit

 

  • Como serei avisado do vencimento do prazo do empréstimo?

O Sistema RM Biblioteca envia automaticamente aos usuários com e-mail cadastrado, aviso de vencimento do prazo de empréstimo, através de correio eletrônico. O não recebimento desse aviso, não isenta os usuários das penalidades pelo atraso.

  • Esqueci de renovar o material na data prevista? O que devo fazer?

Se o material passou da data de devolução você deve devolver o material na Biblioteca da FMIT e verificar o valor da multa que foi aplicada.

 

  • Estou escrevendo meu Trabalho de Conclusão de Curso. Há algum padrão de apresentação gráfica definido pela FMIT?

Acessando: https://s3.us-east-.amazonaws.com/assets.fmit.edu.br/arquivos/biblioteca/arquivos/manual-de-tcc-fmit-2019.pdf, há orientações para a normalização. Se precisar de mais orientações, envie um e-mail para [email protected].

 

  •  Não consigo acessar a Minha Biblioteca, dá mensagem de erro ou senha incorreta. O que pode ser?

Procure a Biblioteca para reportar o problema. Talvez terá que cadastrar uma nova senha ou a Biblioteca terá que abrir um chamado para resolução do problema.

 

  • No caso de perda ou dano do material emprestado como fazer?

Comunique à Biblioteca até a data do vencimento do prazo do empréstimo para que não ocorra a multa. O responsável ficará obrigado a realizar a reposição em até trinta dias. Avisamos que enquanto não houver reposição da obra, o responsável fica impossibilitado de realizar outro empréstimo.

 

  • Posso ter acesso remoto às Bases de Dados?

Para ter acesso remoto às Bases de Dados disponibilizadas pela FMIT você precisa ser professor ou aluno FMIT.O Acesso remoto as bases se dá pelo Portal do Aluno (para discentes) e Portal do Professor (para docentes), através do seu login e senha.

 

  • Quais são as fontes de informação disponíveis na Biblioteca para realizar a minha pesquisa?
  1. Catálogo online: reúne as publicações catalogadas no acervo local da Biblioteca da FMIT, tais como Livros, Trabalho de Conclusão de Curso, Obras literários, entre outros.
  2. Repositório digital FMIT: concentra a produção técnica e científica da Faculdade de Medicina de Itajubá. É composto por TCCs, Ebooks, Vídeos, entre outros.
  3. EBSCO: lista as bases de dados disponíveis na Biblioteca, sendo possível filtrar a pesquisa por nome da base, tipo de informação, ano da publicação entre outros.
  4. Minha Biblioteca: Plataforma prática e inovadora com mais de 10 mil títulos disponíveis. 100%digital e em português, disponíveis 24hpor dia, 7 dias por semana.
  5. UpToDate: ferramenta eletrônica que leva a saúde baseada em evidências para o dia a dia dos profissionais de saúde. UpToDate é a ferramenta preferida por médicos e estudantes em diversas situações.

  

  • Qual o prazo de devolução dos materiais emprestados?

A Biblioteca estabelece o prazo de quatro dias úteis para os empréstimos.

  • Quebrei uma lâmina de um dos laboratórios, o que faço?

O aluno deverá comunicar o professor ou o técnico responsável para o devido descarte e eventual reposição.

 

  • Como faço para agendar estudo nos laboratórios?

É preciso obter primeiramente a autorização por escrito do professor responsável. Em seguida, o aluno deverá entrar em contato com o técnico do laboratório.

 

  • Como manuseio e opero equipamentos de laboratório?

O aluno deverá pedir orientação ao técnico / professor e também consultar o manual de Procedimento Operacional Padrão (POP). Em todos os laboratórios existe um exemplar disponível.

 

  • Qual a finalidade do fluxo laminar?

A finalidade do fluxo é o manuseio de placas com bactérias, evitando assim a contaminação.

 

  • Vou fazer uma pesquisa de Microbiologia, o que devo fazer?

Primeiramente, é necessário entrar em contato com o técnico e selecionar as bactérias a serem trabalhadas. Com a orientação do responsável, reaviva-las e tomar conhecimento de outros procedimentos que serão executados na pesquisa.

 

  • Qual o horário para realizar os trabalhos de pesquisa nos laboratórios?

Sempre nos intervalos que não houver aulas práticas e de acordo com a disponibilidade do técnico responsável pelo laboratório. Isso deve ser agendado previamente.

 

  • Como são as aulas práticas?

Geralmente, as turmas são divididas em subgrupos que alternam em estações de trabalho definidas pelo professor e preparadas pelo técnico.

CEP – Comitê de Ética em Pesquisa

  • Como submeter Projetos de Pesquisa que envolvem seres humanos?

Devem ser submetidos ao CEP, para apreciação e aprovação antes de serem realizados. Os protocolos devem ser submetidos diretamente na Plataforma Brasil, não havendo necessidade de entrega de nenhum documento.

CEUA – Comissão de Ética no uso de Animais

  • A que se destina o CEUA?

Destina-se a fazer a revisão ética de toda e qualquer proposta de atividade científica ou educacional que envolva a utilização de animais vivos não-humanos, essencialmente de grupos vertebrados, sob a responsabilidade da instituição, seguindo e promovendo as diretrizes normativas nacionais e internacionais para pesquisa e ensino envolvendo tais animais.

    NEX - Núcleo de Extensão

    • Como devem ser desenvolvidas as Atividades de extensão?

    Para serem desenvolvidas, deverão ser submetidas ao Núcleo de Extensão - NEx, para análise e viabilidade, antes de seu início. Os interessados em participar de tais Atividades, deverão preencher o Formulário de Proposta e entregá-lo devidamente assinado pelo e-mail: [email protected], respeitando calendário de submissão de atividades e reuniões do Núcleo.

    NUP – Núcleo de Desenvolvimento de Pesquisa

    • Qual a função do NUP e seus processos?

    Tem como principal função estimular a atividade de pesquisa e iniciação científica na Instituição, tendo como norteadores a qualidade, o critério e a relevância, entendendo que a ciência faz parte da formação na graduação.

    E atualmente as pesquisas da instituição são fomentadas por dois processos, são eles: Iniciação Científica Voluntária (fluxo contínuo) e Iniciação Científica via processo seletivo (processo ocorre 1x ao ano), ambas disponíveis no site da FMIT https://www.fmit.edu.br/sites/nup/apresentacao

    • Como submeter Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica via edital?

    As informações sobre esse processo, bem como as datas e os documentos necessários são divulgados no site da FMIT, em https://www.fmit.edu.br/sites/nup. Quando o processo estiver aberto, basta seguir as orientações do Núcleo e submeter seu projeto para análise.

    • Como é solicitada a Iniciação Científica Voluntária:

    É solicitada via fluxo contínuo, em qualquer momento, por demanda espontânea do pesquisador. O processo é o mesmo da seleção via edital, necessitando que o orientador faça o download do formulário de Projeto e Plano de Trabalho do Iniciação Científica Voluntária, preencha e envie para o e-mail do NUP. No prazo de 7 dias úteis dar-se-á a institucionalização da submissão e o discente selecionado deverá fazer o download do Termo de Ciência e Compromisso, assinar e enviar para o e-mail: [email protected] Os documentos descritos estão disponíveis na página do NUP, no endereço: https://www.fmit.edu.br/sites/nup.

    NIMA – Núcleo de Internacionalização e Mobilidade Acadêmica

    • O que implementa o NIMA?

    Implementa uma estrutura organizada e dinâmica para possibilitar experiências internacionais fortalecendo experiências para discentes e docentes, aproximando a instituição do cenário mundial, com repercussão na qualidade da formação dos futuros profissionais.

    Para mais informações sobre o Núcleo, acesse: https://www.fmit.edu.br/sites/nima.

    NAI – Núcleo de Acessibilidade de Inclusão

    • O que o NAI propõe?

    Se propõe a promover ações que viabilizem o acesso de alunos com deficiência a todas as atividades oferecidas pela faculdade. Composto por uma equipe multidisciplinar, o NAI atua na inclusão de alunos com os diversos tipos de deficiência, com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Altas Habilidades e Superdotação.

    Para mais informações sobre o Núcleo, acesse: https://www.fmit.edu.br/sites/nai.

    NIA – Núcleo de Inovação

    • Pelo o que o NIA é responsável?

    É responsável por estabelecer as Políticas de Inovação da Instituição, identificando, incentivando e monitorando a execução de projetos inovadores com base na legislação e normas institucionais vigentes. Para isso o Núcleo se divide em 3 eixos de atuação: inovação na gestão de saúde e empreendedorismo, inovação em educação, inovação tecnológica. Para cada um dos eixos descritos a seguir, um membro, professor da instituição será responsável pelo planejamento, fomento a outros projetos relacionados e execuções das ações. Para mais informações sobre o Núcleo, acesse: https://www.fmit.edu.br/sites/nia.

    NAP – Núcleo de Apoio Psicopedagógico

    • Quais as atribuições do NAP?

    É um Programa de Acolhimento ao Discente, que visa à orientação pedagógica, psicológica, atenção e promoção à saúde e acesso a atividades socioculturais. O NAP acolhe e orienta os alunos, em questões acadêmicas e pessoais, buscando o pleno desenvolvimento do estudante, com a proposta de um atendimento humanizado às necessidades dos discentes, através do apoio ao processo de ensino-aprendizagem, orientações, apoio psicológico, apoio psicopedagógico.

    • Como é feito o entendimento no NAP?

    Para ser atendido, recomendamos que seja agendado um horário pessoalmente, pelo seguinte telefone (35) 99723-1252 ou por e-mail [email protected]

    Para mais informações sobre o Núcleo, acesse: https://www.fmit.edu.br/sites/nap.

    NRS – Núcleo de Responsabilidade Social

    • A que se destina o NRS?

    Constitui um instrumento destinado a interligar as atividades de extensão, vinculadas ao Núcleo de Extensão (NEX), com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Agenda 2030.

    • Qual o seu objetivo?

    É acompanhar e assegurar o desenvolvimento de Atividades de Extensão que possam estar correlacionadas com algum dos 17 ODS, buscando manter uma relação tridirecional entre a instituição, comunidade e planeta, por meio de programas, projetos, cursos e eventos; de cunho educativo, científico, tecnológico e artístico-cultural, promovendo a formação de profissionais socialmente referenciados. Para mais informações sobre o Núcleo, acesse: https://www.fmit.edu.br/sites/nrs.

    • Qual a sua finalidade?

    Tem por finalidade oferecer aos membros participantes condições de aprendizado que envolva o tripé universitário: ensino, pesquisa e extensão.

    • Onde encontro as ligas e os documentos gerais?

    Estão disponíveis na página do NEx, no endereço: https://www.fmit.edu.br/sites/ligas-academicas.