CEUA

Apresentação

Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) destina-se a fazer a revisão ética de toda e qualquer proposta de atividade científica ou educacional que envolva a utilização de animais vivos não-humanos, essencialmente de grupos vertebrados, sob a responsabilidade da instituição, seguindo e promovendo as diretrizes normativas nacionais e internacionais para pesquisa e ensino envolvendo tais animais.

 

Atenção: Para análise da submissão de projetos de pesquisa e/ou atividade de ensino, a serem analisados por essa comissão (CEUA), é imprescindível o envio dos seguintes documentos:

  • Folha de Rosto;
  • Protocolo de Submissão de Projetos para Uso de Animais
  • Certificado de curso de capacitação (Biotério)

Os documentos devem seguir os modelos ao lado, disponíveis para download

 

Curso de Capacitação

De acordo com a Resolução Normativa Conselho Nacional de Controle de Experimentação animal - CONCEA n°40, que dispõe sobre a obrigatoriedade de capacitação do pessoal envolvido em atividades de ensino e pesquisa científica que utilizam animais, como lê-se:

Art. 1º Todos os pesquisadores, responsáveis e demais usuários de animais de experimentação devem possuir capacitação, conforme suas atribuições nas atividades de ensino ou pesquisa científica, independentemente do grau de invasividade do protocolo empregado, a fim de se garantir o bem-estar dos animais sob sua responsabilidade.

Fica, portanto, estabelecido que os pesquisadores que utilizam animais na experimentação na FMIT, seja para finalidade de ensino ou pesquisa, necessitam de uma certificação de que estão aptos a realizar atividades no Biotério.

Sendo assim, o Biotério Central da Faculdade de Medicina de Itajubá, oferece semestralmente “Curso de Capacitação de Pesquisadores e Orientadores para uso de Animais do Biotério”. O curso é voltado aos discentes e docentes que realizam o manuseio dos animais e conta com certificação, a qual é válida para a obrigatoriedade acima descrita. Para mais informações, constatar a Central dos Núcleos, através dos contatos: 35 997231252 (Elaine) e/ou [email protected]. Tais cursos são divulgados no site https://www.fmit.edu.br/ e/ou nas mídias sócias da IES.

 

Certificado

É obrigatória a apresentação de certificação de Curso de Capacitação para uso de animais FMIT, para a submissão de projetos de pesquisa a serem analisados, juntamente com os demais documentos a serem devidamente preenchidos. Tal certificação é disponibilizada pela Central dos Núcleos, após a finalização do curso.