CEP

 O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Faculdade de Medicina de Itajubá – FMIt, é um órgão colegiado, de natureza técnico-científica, vinculado à diretoria da FMIt e constituído nos termos da Resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS) no 466/12, bem como suas posteriores alterações. A FMIt possui o seu CEP desde 21 de novembro de 2001 e tem feito a análise de projetos desenvolvidos na instituição e fora dela.

O Comitê é um colegiado interdisciplinar, de membros titulares, incluindo profissionais de várias áreas e representantes da comunidade assistida pela Instituição, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criados para defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos.

Informações Operacionais: Toda pesquisa envolvendo seres humanos, direta ou indiretamente, deve ser submetida a um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) via Plataforma Brasil, antes do seu início.

O pesquisador responsável, deve dar entrada com o protocolo completo em até 15 dias antes da reunião ordinária, quando são registrados os respectivos projetos.

​Após a análise do projeto de pesquisa bem como toda documentação que compõe o trâmite via Plataforma Brasil, o CEP/FMIT emitirá um documento denominado PARECER CONSUBSTANCIADO. Neste documento, são apresentados os elementos da análise e a decisão do colegiado, onde os protocolos de pesquisa analisados poderão ser:

  • Aprovados
  • Aprovados com pendência
  • Não aprovados.

Os PROTOCOLOS APROVADOS poderão ter início de acordo com o cronograma estabelecido no projeto.

Os PROTOCOLOS APROVADOS COM PENDÊNCIA só poderão ter início após a resolução das pendências pelos autores, no prazo máximo de 60 dias após a emissão do parecer consubstanciado. Nesse caso, é necessário que o pesquisador responsável atente para a correção das pendências, edite o projeto de pesquisa e faça nova submissão.

Os protocolos NÃO APROVADOS não poderão ser realizados.