IESC VIII começa com visita técnica na base do CISSUL em Varginha

Sob coordenação do Prof. Dr. Renato Passos, pela primeira vez acontecerá a disciplina de Integração Ensino-Serviço-Comunidade VIII na FMIT. Um dos principais objetivos da disciplina neste semestre, será construir o conhecimento científico de forma contextualizada com as necessidades e os principais problemas de gestão dos serviços de saúde.
Por este motivo, o professor convidado a trabalhar as temáticas com a turma, foi o administrador Prof. Me. Eduardo Gonçalves, que há anos atua na área de gestão de serviços públicos e privados na área de saúde.
No mês de julho de 2022, o professor Eduardo acompanhado do aluno Nícolas Zanin (8º período), tiveram a oportunidade de conhecer o CISSUL (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro região do Sul de Minas) na cidade de Varginha. O aluno, vem ao longo do curso desenvolvendo projetos e buscando novas formas de atuação do profissional médico nesta área de gestão.
“No dia 28 de Julho tive a oportunidade de conhecer mais sobre a base do CISSUL lá em Varginha. Essa visita só foi possível graças ao apoio dos professores Eduardo e Renato. A base é responsável por fazer toda gestão de unidades de saúde móveis, das básicas até avançadas. A equipe do CISSUL me mostrou todo o fluxo de atendimento, explicando etapa por etapa, sempre relacionando com a nossa prática médica. Depois tivemos uma reunião relacionada ao projeto que já venho desenvolvendo. Conversamos bastante e já elaboramos os próximos passos para conseguir colocar em prática os novos planos que venho construindo. O aprendizado adquirido, as pessoas que conheci e novas conexões estabelecidas, são sem dúvidas os maiores ganhos dessa experiência. Espero poder continuar expandindo meus horizontes através desse apoio acadêmico fornecido pela faculdade!” – Nícolas Zanin.