às 15:24:00

Alunos da disciplina eletiva Microbiota e Sistema Imune da FMIT têm 6 resumos apresentados no Congresso Internacional Movimentos Docentes

Os alunos da disciplina aceitaram a proposta da professora Marileia Chaves Andrade de escreverem resumos simples sobre o conteúdo ministrado para submissão ao II Congresso Internacional Movimentos Docentes, que aconteceu nos dias 14 e 15 de outubro de 2022. Ao todo, participaram 16 alunos num total de 6 resumos apresentados no evento. No formato de resumo simples no estilo de revisão de literatura, os temas abordados foram:
“A Relação da Disbiose Intestinal com a Doença de Alzheimer”,
“Suplementação Alimentar com Prebióticos e Probióticos em Crianças Autistas”; “Probióticos e sua Importância na Saúde Humana”;
“Efeito do Desequilíbrio da Microbiota Intestinal na Ansiedade: Probióticos como Abordagens Terapêuticas”;
“Ação do Probiótico Kefir na Microbiota Intestinal de Pacientes Portadores de Doenças Inflamatórias”;
“Estabelecimento da Microbiota Intestinal no Recém-Nascido e seu Papel na Homeostase do Intestino”

Marileia destaca a importância do evento para a formação acadêmica e curricular dos estudantes, fortalecendo a responsabilidade do aluno em divulgar o conteúdo assimilado em sala de aula, reforçando o aprendizado e tornando-se corresponsável no papel de disseminador de temas tão inovadores e necessários na área da saúde. “Essa proposta foi inserida como uma livre tarefa da disciplina, estimulando a autonomia do aluno, o trabalho em grupo e a divulgação do conteúdo em um evento internacional que tem uma proposta de discussão bem ampla de temas relacionados à educação e ciência”, diz Marileia.
A professora Marileia ressalta que teve outro resumo aceito no Congresso, este no formato de trabalho completo, originado do Trabalho de Conclusão de Curso das alunas Nicolle Germiniani Calvo e Raissa Monteiro Silva, intitulado “Análise da atividade antimicótica do resveratrol sobre cepas de Candida ssp. isoladas de pacientes hospitalizados”.


Fonte: