FMIT firma parceria com Prefeitura de Itajubá para Treinamento e Apoio para o retorno das aulas nas escolas municipais de Itajubá

A FMIT | Afya, através do Núcleo de Inovação - NI firmou na terça-feira, dia 6, uma parceria com a Prefeitura de Itajubá para o retorno das aulas nas Escolas Municipais da Rede. A reunião de iniciação da implantação do projeto contou com a presença do Diretor do NI, Dr. Gerson Hiroshi Yoshinari Jr; do Coordenador do Projeto, Professor Dr. Gustavo Thomazine; da Professora Dra. Renata Pinto Ribeiro Miranda; do Secretário Municipal de Educação de Itajubá, Peter Rennó e dos Diretores de Educação, Waldene Gonçalves e Luiz Alberto de Carvalho Junior.

O projeto tem como objetivo fundamental promover o desenvolvimento de protocolos, treinamentos e técnicas de biossegurança que permitam um regresso gradativo dos estudantes, professores e colaboradores as atividades presenciais, minimizando os riscos individuais e para toda a comunidade envolvida, respeitando os preceitos estabelecidos pelo PROTOCOLO SANITÁRIO DE RETORNO ÀS ATIVIDADES ESCOLARES PRESENCIAIS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 do governo do estado de Minas Gerais.

Entre as condutas do plano de ação, os voluntários capacitarão professores e funcionários quanto ao uso de EPI´s e cuidados pessoais de biossegurança, bem como habilitá-los para desinfectar objetos e locais, sanitizar alimentos e talheres e como proceder diante ao risco de contato com pessoas ou objeto infectado. Além da proposta de capacitação de pessoas, o projeto contempla o apoio na adequação física do ambiente para implantação de normas de biossegurança, criando espaços acolhedores a comunidade escolar, respeitando as normas de biossegurança e os cuidados para evitar aglomeração.

Entendendo a necessidade de também envolver as famílias que participam na comunidade escolar, as ações também propõem promover interações e ações lúdicas junto aos alunos e pais, de forma a integrar todos no processo. Como previsão inicial, o treinamento será de 30 a 45 dias, dependendo da disponibilidade de horários e pessoas participantes e o cronograma definitivo dos treinamentos será fechado junto à Secretaria Municipal de Educação, disponibilizando as datas, horários, o nome do treinamento e a plataforma online a serem utilizadas.

O trabalho realizando pela FMIT | Afya é vonluntário, não causando ônus ao Poder Público na sua aplicabilidade. Para que o projeto aconteça, será realizada uma reunião para formalizar em documento esta parceria.