Estudantes da FMIT participam de Congresso Internacional sobre Saúde e Espiritualidade e professor é palestrante

No final do mês de março de 2019 os estudantes e o professor da FMIT participaram do 2º Congresso Internacional de Saúde e Espiritualidade.

No final do mês de março de 2019 os estudantes da Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIT) Angelo T. C. Pergo (1º ano), Marcus Maia, Rafael Maiolini e Thales Di Gesu 3º ano e o professor Dr Luciano Magalhães Vitorino da FMIT participaram do 2º Congresso Internacional de Saúde e Espiritualidade (Conupes) realizado na cidade de Juiz de Fora, MG. O tema central do congresso foi “Desafios na Pesquisa em Espiritualidade e Saúde”. O evento reuniu 700 congressistas de 120 cidades do Brasil e os principais pesquisadores brasileiros na área de Saúde e Espiritualidade como Dr Giancarlo Lucchetti e Dr Alexander Moreira-Almeida ambos da UFJF. A abertura do congresso foi realizada pelo pesquisador Tyler VanderWeele, professor titular de Epidemiologia e Bioestatística da Universidade de Harvard e referência mundial em pesquisas sobre saúde e espiritualidade. Após a palestra do Dr VanderWeele, o professor Dr Luciano Vitorino deu sequência com a palestra sobre “Coping Religioso / Espiritual” e mostrou em sua apresentação pesquisas de como é uso da religião, espiritualidade para lidar com o estresse. No dia seguinte, o professor Dr Luciano Vitorino na companhia da Dra Alessandra Lucchetti e MS Pedrita Reis realizaram o "Curso Básico em Pesquisa em Espiritualidade em Saúde". O professor Dr Luciano Vitorino tem experiência em pesquisas sobre o tema como o recente artigo “The association between spirituality and religiousness and mental health”, publicado na prestigiada revista SCIENTIFIC REPORTS / Nature que pode ser lido gratuitamente através do link (https://www.nature.com/articles/s41598-018-35380-w.pdf).