Acadêmicos da FMIT participam de estágio na Espanha

Acadêmicos da FMIT participam de estágio no Hospital Universitário da USC durante um período de 15 dias

Em janeiro de 2019 completou o 4º ano em que a disciplina de Alergologia e Imunologia Clínica da FMIT, coordenada pela professora Marileia Chaves Andrade, concretiza a parceria com o Hospital Universitário da USC, promovendo um estágio de 15 dias para alunos da FMIT na Unidade de Imunologia e Genética, além de outros Departamentos. Nesse ano, participaram do estágio os estudantes Luna de Andrade Spironello, Jean Michel Magalhães, Gabriel Ferreira Silva e Breno Victor Brandão Almeida, do 5º ano da FMIT.  Na Espanha, os alunos ficaram sob a supervisão dos doutores Juan Viñuela Roldan (médico imunologista) na parte laboratorial, e Arturo Gonzalez Quintela (médico hepatologista) na parte clínica. A coordenadora da disciplina e idealizadora da parceria, Dra. Marileia Andrade, destaca a importância dessa relação internacional na formação acadêmica e pessoal dos alunos e, também, para a concretização da internacionalização para a FMIT: “Apesar de se tratar de um estágio de curta duração, os alunos são apresentados a novas realidades laboratoriais e clínicas, tendo a oportunidade de aprender metodologias de imunodiagnóstico, dentre outras, e presenciar atendimentos médicos. Acredito que essa experiência contribui para uma ampliação das suas realidades acadêmicas tão fundamentais no mundo globalizado que vivemos, além, claro, do incremento cultural inerente nessa vivência. ” Breno Brandão, um dos alunos participantes do estágio em 2019, destaca “ observar de perto o cotidiano do sistema de saúde de outro País, sob a tutela de profissionais extremamente competentes e acolhedores, permitiu uma vivencia única e de grande aprendizado. O contato com as mais diversas tecnologias de ponta para diagnóstico e seguimento de patologias, permitiu uma ampliação da minha visão clínica e uma maior sedimentação de parte do conhecimento adquirido durante o ciclo básico”, e conclui: “Foi possível inferir que desfrutamos de um ensino médico de alta qualidade na FMIT, que nos permitiu discutir aspectos técnicos da prática médica em um serviço internacional de excelência, sem nos sentirmos desfavorecidos.” A professora Marileia informa que o próximo estágio acontecerá em janeiro de 2020, e que os alunos do 4o. ano da FMIT selecionados em agosto/setembro de 2019.