às 14:10:00

Equipe Saúde nos Gramados realiza a APP em atletas de Itajubá

Avaliação promove uma maior qualidade de vida aos atletas e atua na prevenção de agravos à saúde

A equipe Saúde nos Gramados, composta pelos acadêmicos João Vitor Medeiros de Abreu, Bruno Matida Bonando, Francisco Samuel Silva de Freitas, Paulo Eduardo Aliaga da Silveira, Victor Hugo Silva, João Vitor Dias Vasconcelos, João Valadão de Mello Neto e João Marcelo Defanti Zonaro e pelos Professores Dr. Lucas Magalhães dos Reis e Dr. Wagner José Corrêa da Silveira, no dia 25 de Novembro de 2019, realizou na unidade básica de saúde do bairro São Vicente a Avaliação Pré Participação (APP) dos atletas da Sociedade Desportiva Yuracan Futebol Clube.

Essa avaliação é fundamentada em duas etapas, sendo a primeira um exame clínico completo, nos moldes proposto pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE). Por fim, é realizado um eletrocardiograma (ECG) para uma análise minuciosa do atleta e possível liberação para a pratica segura de atividade física. É importante salientar que em caso de dúvidas ou alterações encontradas, há uma maior investigação do atleta por meio da realização de ecocardiograma, teste ergométrico e outros exames indicados de acordo com a necessidade.

O projeto já realizou a triagem de aproximadamente 70 atletas, dos quais 15% necessitaram da ampliação da investigação inicial supracitada. Nota-se que essa APP está sendo de suma importância para a promoção de maior qualidade de vida dos atletas e prevenção de agravos à saúde e até mesmo da ocorrência de eventos cardiovasculares precoces nessa população.

O trabalho contou com o apoio da Secretaria de Saúde de Itajubá, sem o qual seria inviável a execução do projeto. Os acadêmicos expandem sinceros agradecimentos aos orientadores Dr. Lucas e Dr. Wagner, que sempre incentivaram e se disponibilizaram para as ações, ao NEX, que sempre esteve a disposição dos integrantes, ao Yuracan, que abraçou a iniciativa e disponibilizou os atletas e ao Dr. Nilo César do Vale Baracho, Secretário de saúde de Itajubá, que possibilitou e incentivou a realização do projeto.


Fonte: