Encerramento Projeto de Extensão Cinedebate

Projeto de Extensão "Subjetividade e Diversidade Humana: Cinedebate, diversidade e ética para a educação médica chega ao fim"

No dia 16 de outubro às 19:00 o Projeto de Extensão "Subjetividade e Diversidade Humana: Cinedebate, diversidade e ética para a educação médica" coordenado pela Prof. Dr. Maria Vilela Nakasu chegou ao fim com a 6a sessão de cinema e debate do ano. O tema discutido foi "Aborto" e, após a projeção de dois curtas metragens: Clandestinas e Boneca e o Silêncio, o Prof. da Fmit Gustavo Tomazini e a enfermeira Andressa Arantes participaram do debate, que contou com a participação da platéia, composta por membros da comunidade, alunos da Fmit e da Escola de Enfermagem, participantes do Projeto de Extensão.

O projeto teve início em março de 2019 e se propôs a fomentar a discussão acerca das diversidades culturais e sociais presentes na contemporaneidade, fortalecendo o senso de equidade, tolerância e cidadania dos acadêmicos da Faculdade de Medicina de Itajubá e comunidade itajubense. Os temas debatidos ao longo do ano foram: Preconceito Racial, Relacionamento Abusivo, Drogas, Violência contra Mulher, Questões de gênero e Aborto. Cada sessão contou com a participação de professores da casa e moradores da cidade, dentre eles profissionais de saúde, professores de rede pública e estudantes.

O projeto será reeditado em 2020 e, segundo a Prof. Dr. Maria Vilela, espera-se ampliá-lo mediante parceria com outras instituições de ensino.