Alunos da FMIT publicam artigo em periódico internacional de alto impacto

Acadêmico Guilherme Reis, Profa. Clarissa Trzesniak, Acadêmica Lourdes dos Santos, Prof. Rodolfo Faria, Acadêmica Marcela Pereira

Os alunos do 6º ano da Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIT) Álvaro Bereta, Guilherme Reis, Lourdes dos Santos e Marcela Pereira publicaram recentemente um artigo sobre os resultados de suas pesquisas de iniciação científica. O trabalho foi orientado pelo Prof. Dr. Rodolfo Faria, e teve colaboração dos professores César Sartori (Unicamp – SP), Clarissa Trzesniak (FMIT), Dalmo Moreira (FMIT), Elayne Dias (Unicamp – SP) e Paulo Cortez (FMIT). Os pesquisadores observaram que ratos submetidos a exercício físico (nado) se recuperaram mais rapidamente do evento aversivo ao qual foram previamente expostos (choque), quando comparados ao grupo de animais sedentários. Em termos psicopatológicos, o impacto desses achados pode ser aplicado a seres humanos diagnosticados com transtorno de estresse pós-traumático, sugerindo que exercícios físicos podem ser benéficos para que pacientes superem melhor o trauma.

O estudo completo pode ser conferido na página do periódico Journal of Neurophysiology (Fator de impacto JCR 2017: 2,502), pelo link https://doi.org/10.1152/jn.00586.2018.