Medicina

Sobre o curso

O modelo pedagógico do curso está em consonância com as mais modernas tendências em Educação Médica, baseado na autonomia, aprendizagem de adultos, crítico-reflexiva e centrada no estudante, que é o sujeito ativo da aprendizagem, tendo o professor como mediador do processo de ensino-aprendizagem. Assim, o curso utiliza estratégias ancoradas em métodos ativos de ensino-aprendizagem, preferencialmente em pequenos grupos, onde a motivação, a problematização, a interdisciplinaridade e a vivência prática no sistema de saúde permitem uma individualização da experiência educacional do aluno.

O curso de graduação em Medicina (6 anos) tem como objetivo principal formar profissionais éticos e generalistas, com visão humanística, crítica e reflexiva, aptos para o exercício da medicina na Rede de Atenção à Saúde, com ênfase na Atenção Primária em Saúde e nos serviços de urgência e emergência, atuando nas áreas de Atenção à Saúde, Gestão em Saúde e Educação em Saúde; bem como preparar para a participação no desenvolvimento social, além de estimular o desenvolvimento da responsabilidade social, espírito científico, do pensamento reflexivo e da criação cultural.

Os cenários de prática utilizados consistem nas unidades básicas de saúde, na Unidade de Pronto Atendimento e no Hospital local, espaços de cuidado e assistência e espaços de aprendizagem, prezando a qualidade do cuidado.

Assim, o egresso do curso de Medicina da nossa instituição deverá ser um médico com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar, eticamente, de forma resolutiva no processo saúde-doença, em seus diferentes níveis de atenção - em especial no âmbito da atenção primária e na rede de urgência e emergência, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação em saúde, com foco nos indivíduos, na família e na comunidade, na perspectiva da integralidade e da abrangência do cuidado em saúde, desde o atendimento até a gestão, com senso de responsabilidade socioambiental, justiça, cidadania e defesa da dignidade humana.

A carga horária do curso está dividida de 1ª a 4ª série em 4.221 horas e Internato (5ª e 6ª séries) com 3.350 horas.

O curso de medicina da FMIT tem como coordenadora, desde janeiro de 2019 a Professora Drª. Roseane de Souza Cândido Irulegui, médica graduada pela FMIT em 1999 com especialização em Clínica Médica e Patologia.

O currículo Lattes da coordenadora está disponível aqui.

Ao coordenador do curso de medicina compete:

  • Coordenar e supervisionar as atividades dos Colegiados de Curso de Medicina;
  • Elaborar o horário de aulas do curso, encaminhando-o ao Colegiado para aprovação e à Diretoria Acadêmica para consolidá-lo;
  • Convocar e presidir as reuniões dos Colegiados de Curso;
  • Orientar os discentes quanto aos aspectos acadêmicos e pedagógicos, por ocasião da matrícula e da renovação de matrícula, em articulação com a Secretaria de Registros e Controle Acadêmicos;
  • Divulgar as atividades e decisões do Colegiado de Curso
  • Orientar e acompanhar a vida acadêmica dos discentes;
  • Avaliar o desempenho dos docentes vinculados à Coordenação de Curso;
  • Manter permanente articulação com as Coordenações de Pesquisa e de Extensão, entre outras atribuições emanadas do Regimento Interno da FMIT.

Autorização: Decreto nº 62.498, de 01/04/1968 (DOU DE 08/04/1968);
Reconhecimento: Decreto nº 74.457, de 26/08/1974 (DOU de 27/08/74); ​
Renovação de reconhecimento: Portaria nº 1.648 de 18/11/2009, (DOU de 23/11/2009).


Duração: 6 anos 

Carga horária total: 7.571 horas

Turno: integral

Modalidade: presencial

Grau: bacharelado

Total de Vagas: 87 vagas anuais

Investimento: R$ 8.585,00

Coordenadora: Profª. Drª. Roseane de Souza Cândido Irulegui